A Prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na quinta-feira (31), na sala de reuniões do Pronto Atendimento Municipal (PAM), mais um encontro do Programa de Atenção ao Estomizado de Telêmaco Borba.


O encontro teve como tema "O direito do estomizado", assunto abordado pela assistente social Bibiana Copetti, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Ela ressaltou que, todo paciente tem direito de ser atendido pelo Sistema único de Saúde - SUS, e orientou alguns direitos específicos do paciente com estomia.
O grupo de ostomia se reúne mensalmente, o último encontro aconteceu no dia 26 de junho e teve a participação da fonoaudióloga Caroline Bueno (NASF), a qual tratou sobre o tema "Mastigação e alimentação: qualidade de vida".
Os participantes recebem no encontro orientação em saúde e os dispositivos e adjuvantes necessários para utilizar durante o mês, o programa é coordenado pela enfermeira Tatiana Rochinski.
A ostomia é uma cirurgia para a construção de um novo trajeto para a saída das fezes ou da urina por meio de uma intervenção. Dessa forma, os pacientes ostomizados precisam utilizar uma bolsa que recolhe o conteúdo eliminado.
Foto
A assistente social Bibiana Copetti, pertencente ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), explicou sobre "O direito do estomizado"

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba