A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na última sexta-feira (18), no Teatro da Casa da Cultura, a 16ª edição da Escola de Saúde Pública (ESP).
O evento é destinado a todos os servidores da SMS e visa àeducação permanente em saúde e a atualização profissional.
Nesta edição, foram abordados dois temas principais: Tabagismo e Saúde Mental (com foco na área de dependência química), além destes temas, segurança no trabalho fez parte da pauta do evento, através da palestra proferida pela equipe da Seção de Segurança e Orientação Funcional da Secretaria Municipal de Administração.
O prefeito Luiz Carlos Gibson e o secretário geral de Gabinete Altamir Ramos se fizeram presentes ao evento da Secretaria de Saúde.
PALESTRA TABAGISMO - Foi conduzida pelas servidoras do ambulatório de tabagismo da SMS, doutora Circe Lourenço Nunes e a assistente social Flávia Regina Kotleski. A palestra abordou a importância da prevenção ao uso de tabaco, o tratamento aos pacientes realizados no ambulatório de tabagismo e o fluxo de atendimento. Ainda foi destacado o papel fundamental que as equipes das unidades básicas de saúde exercem no contexto.
PALESTRA SAÚDE MENTAL - Foi outro assunto abordado na ESP com ênfase no tratamento a dependentes químicos. Teve como palestrante principal a assistente social do CAPS Álcool e Drogas do Município de Prudentópolis Vanderléia Schinemann. Ela trabalhou o tema com enfoque no processo de abordagem e tratamento a pacientes dependentes químicos. Na oportunidade expôs sua experiência em seu município e ainda trouxe alguns exemplos de projetos exitosos na área. Além da palestrante, o psicólogo do CAPS I de TB, Nereu Ramos,fez considerações sobre fluxo de atendimento aos pacientes.
Para o secretário municipal de Saúde, Claudio de Souza, a educação permanente em saúde por parte dos servidores da SMS é fundamental, entendendo que este processo possibilita a qualificação do atendimento aos munícipes.
A próxima edição da ESP ocorrerá no dia 24 de outubro e terá como temas principais,Saúde da Mulher/ Outubro Rosa e Vigilância em Saúde.
Imagem
16ª Escola de Saúde Pública trouxe importantes informações a respeito do Tabagismo e Saúde Mental