O farmacêutico e empresário, Anderson Catto, foi será efetivado como secretário Municipal de Saúde para o próximo mandato, que inicia no dia 01 de janeiro. Catto já responde interinamente pela pasta, após a saída do cargo de Ede Pukanski, no início do mês.

Catto formou-se em Farmácia pela Unipar, de Umuarama, em 1996. Desde 1999 é comerciante e proprietário de Farmácia em Telêmaco Borba. Ele foi o coordenador do Centro de Especialidades por três anos, foi chefe da Divisão e Programação e atualmente é o secretário interino.

“Eu agradeço imensamente a confiança depositada em mim, principalmente nessa situação de pandemia. É um desafio muito grade. Em outras épocas seria mais fácil. É difícil dizer que 2021 seja um ano fácil, apesar de estarmos próximos da vacinação. O Dr. Márcio é um médico fantástico, um grande gestor, que retribui a confiança que população tem nele e ele passa para mim e os demais secretários”, afirmou Catto.

Sobre a Covid-19, Catto afirmou que pretende reforçar a importância da prevenção, mas não quer tomar medidas drásticas a princípio. “Vamos reforçar a questão do uso de máscara, de proteção. Não temos intenção de fechar comércio num primeiro momento. Tomaremos atitudes, mas vamos avaliar junto às outras Secretarias. Pois não queremos causar impacto econômico, pois sabemos das dificuldades que os comerciantes estão passando”, comentou.

O secretário informou que o município já está se preparando para a vacinação. “Temos um plano municipal de vacinação, quanto antes chegar a vacina, colocaremos em prática e vamos imunizar a população”, explicou.

Catto, afirmou que além do Covid-19, vai pensar na secretaria como um todo. “Não podemos parar de atender, desde atenção básica, clinica da mulher, pediatria, CAPS. O Centro de Especialidades continua atendendo de forma reduzida”, comentou.

Para o próximo mandato, o secretário explicou que pretende finalizar as obras do Centro de Especialidades Odontológicas e a Farmácia da Área 02. “Temos projetos para mais breve possível, o funcionamento de duas UBS com atendimento estendido, para atendimentos eletivos da UPA, desafogando a UPA e dando mais comodidade para atendimento de quem trabalha e não pode ir à UBS em horário comercial. Pretendemos no primeiro semestre colocar em prática. É algo que a população almeja e precisa”, contou, acrescentando que as UBS que serão adaptadas ao novo horário serão as da Área 02 e CAIC.

Outro projeto que Catto pretende implantar é o Programa Medicamento em Casa, onde é levado medicamento em casa para o paciente que faz uso contínuo. Além disso, ele defende a humanização do atendimento na área. “Nós temos profissionais extremamente competentes na Saúde. Vamos humanizar o atendimento. Essa é uma das nossas principais metas”, finalizou.