Dezoito agentes comunitários de saúde (ACS) representantes das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) se reuniram com o prefeito Luiz Carlos Gibson nesta terça-feira (8). O Sindicato dos Servidores Municipais de Telêmaco Borba (Sindserv) solicitou e o prefeito Gibson marcou a reunião para ouvir a classe.
Abono salarial foi o tema do encontro que teve também a participação do vice-prefeito pastor Dã Cortez, dos secretários Altamir Ramos (Geral de Gabinete), Benedito Alves Junior (Finanças), Irineu Gobo (Administração) do vereador Maurício Diógenes de Castro, chefe da Seção de Apoio Administrativo Dionete Prestes Bueno e o chefe da Divisão de Saúde Pública Murilo Constantino.
As ACS apresentaram as principais reivindicações da categoria, além do abono salarial, o grupo solicitou melhores condições de trabalho.
O prefeito apresentou a proposta de mudança no reenquadramento do nível do 3 para o 4 no Plano de Cargos e Carreira melhorando o ganho dos profissionais. "Elaboraremos um projeto de lei que será encaminhado para a Câmara de Vereadores, assim que definirmos os parâmetros e o impacto na folha", explicou. O chefe do Executivo destacou ponto positivo com a criação da lei. "Com tudo regulamentado, o ganho se torna permanente sem o risco do benefício ser retirado em outros governos", acrescentou. A reivindicação de melhores condições de trabalho, de acordo com o prefeito, está sendo providenciada, inclusive com a compra de tablet com recursos de programa do Governo Federal para anotações dos dados dos moradores, eliminando o caderno de anotações.
O prefeito falou da importância do trabalho dos ACS, pediu produtividade e destacou o trabalho da profissional que identificou uma criança que era maltratada. "Nós sabemos dos riscos que os agentes correm, sabemos que estão expostos a todo tipo de situação e nossa filosofia é a valorização do servidor", frisou.
Os agentes entenderam a proposta, agradeceram o prefeito e destacaram que é a primeira vez que a classe é ouvida. Eles disseram que sentem o interesse de valorização do servidor pela Administração.