O Município de Telêmaco Borba realizou no dia 11 de dezembro, no Auditório Carmen Iolanda Dalécio, a primeira Audiência Pública referente ao Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS).
A realização foi da Prefeitura, em parceria com a Tecnoplan – Brach Assessoria de Projetos Empresariais Ltda. com apoio da Klabin e do Consórcio Caminhos do Tibagi.

No evento foi apresentada, a população, o diagnóstico dos Resíduos Sólidos do município, no qual faz parte do processo de elaboração do PIGIRS.
Telêmaco é um dos 7 municípios integrantes do Plano Regional de Resíduos Sólidos, incluindo Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi e Ventania.

Participaram da mesa diretora dos trabalhos o prefeito Luiz Carlos Gibson e a secretária de Planejamento Urbano e Meio Ambiente Isabelle Adamoviski, pela Prefeitura local, Mario Bracht pela Tecnoplan, Julio Cesar Nogueira gerente de Meio Ambiente da Klabin e Claudiomir Schanaider, secretário do Consórcio Caminhos do Tibagi. Presentes os secretários municipais, líderes comunitários e munícipes.

A organização da Audiência coube as engenheiras Ana Paula Tobera Zaikievicz e Lorena Taborda Bonfim da Divisão de Meio Ambiente.
Foi apresentado o Plano como um instrumento de viabilização para universalização da prestação de serviços e deve orientar-se pela Política Federal de Saneamento – Lei 11.455 e pela Política de Resíduos Sólidos – Lei 12.305 de 2010.

O objetivo principal é desenvolver uma proposta integrada entre os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi, na área de Resíduos Sólidos Urbanos (lixo urbano), que contemple as peculiaridades locais, mas busque as soluções de forma ambientalmente correta e a favorecer a cooperação entre os municípios, seus governantes e sua comunidade em geral.

O prefeito Luiz Carlos Gibson considera importante a realização da Audiência. "Foi o momento e a oportunidade de todos os munícipes tirarem suas dúvidas e de oferecer suas contribuições para essa questão que é de extrema importância para toda população e para o meio ambiente. Certamente, a cada audiência realizada, a população vai se familiarizando mais com o tema e oferecendo a devida importância do mesmo para comunidade como um todo.

Outras audiências públicas sobre o PIGIRS deverão ser realizadas em 2015.