Uma cerimônia na tarde de sábado (09), marcou a entrega do Complexo de Lazer e Centro Comunitário do bairro São João para a comunidade. As obras tiveram investimentos de R$ 856 mil e fazem homenagem ao saudoso morador do bairro, Gilberto Lopes Claro.

O Complexo de Lazer recebe campo de futebol Society, playground, academia ao ar livre, pergolado, bancos, cancha de areia, calçamento em paver, paisagismo, entre outras benfeitorias.

O Centro Comunitário tem 215 m2. Ele abriga um amplo salão social, escritório, churrasqueira, cozinha, banheiros masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais, além da central de gás.

A esposa do homenageado, Cida Claro, ficou emocionada com a homenagem e agradeceu a todos os envolvidos na construção da obra. “Hoje é um dia muito feliz, pois teve a homenagem para o meu marido e nosso bairro ganha coisas muito importantes. Quero agradecer ao prefeito, a Rita, aos vereadores, aos nossos amigos por essa tão linda homenagem. Obrigada pelo carinho que tiveram com meu esposo e comigo”, declarou.

O presidente da Associação de Moradores do São João, Claudinei Vidal, agradeceu a todos. “Tenho que agradecer o prefeito, o vereador Flenik, os demais vereadores, todos que participaram dessa engrenagem, para que hoje essa obra fosse inaugurada. Todos foram muito importantes para chegarmos a essa importante obra”, comentou.

A vice-prefeita, Rita Araújo, lembrou com carinho das idas da Cida e seu esposo à Secretaria Municipal de Assistência Social, reivindicar melhorias para o bairro. “Foi um casal que muito fez pelo bairro. E hoje. Entregando esta obra, estamos realizando o nosso dever, que é entregar serviços de qualidade para a população. Que a população do bairro faça muito bom uso deste lugar”, discursou.

O secretário geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck, justificou a ausência do prefeito, Dr. Marcio Matos, que estava em um compromisso político em Imbaú. Dr. Benck ressaltou que o complexo é mais uma obra de vulto da atual gestão, que faz uma feliz homenagem ao Gilberto. “Nós trazemos um abraço do Dr. Marcio e mostramos o quanto ele se preocupa com todos os bairros da cidade. Ele e toda sua equipe priorizam os bairros e sentem um enorme prazer em visitar e ver o quanto a cidade evoluiu”, afirmou, aproveitando para desejar que o Complexo e o Centro Comunitário sejam um lugar de congraçamento para a comunidade do São João.

O presidente da Câmara, Hamilton Aparecido Machado, chamou os vereadores presentes a comparecer em frente ao púlpito. Ele destacou a parceria da Câmara com o Executivo e reafirmou que os projetos são aprovados pelos vereadores. Que eles têm a parte deles em cada obra realizada pelo Prefeitura, que no Complexo do São João não foi diferente.

O vereador Antonio Flenik, agradeceu a menção feita pelo presidente da Associação de Moradores, e destacou que foi um trabalho que começou em 2017. “Eu estava no lugar certo, com as pessoas certas e conseguimos esse benefício. Nosso trabalho continua”, afirmou.

HOMENAGEADO

Gilberto Lopes Claro, nasceu em 21 de fevereiro de 1952, na cidade de Santos, litoral de São Paulo, filho de Jesus Lopes Claro e Iracema Lopes Claro.

Gilberto chegou a Telêmaco Borba em 1992, trabalhando pela empresa Araújo, que prestava serviço para Klabin. Aqui conheceu Hilda Aparecida Netto Claro, com quem se casou e ganhou as filhas de coração: Daniele, Vanély e Jeanély, e os netos: Wesley, Eduardo, Jamili, Emanueli, João Victor e Maria Eduarda.

Gilberto trabalhou como supervisor elétrico em várias empresas pelo Brasil, chegou a voltar para Santos, mas retornou a Telêmaco Borba, onde em 2002 comprou uma casa no São João. Bairro que adotou para morar.

Ali com a sua esposa, mais conhecida como dona Cida, fez muito pelo bairro, sempre auxiliando sua companheira, que foi presidente da Associação de Moradores do bairro São João.

Gilberto infelizmente nos deixou no dia 01 de maio de 2014, após cirurgia mal sucedida. Mas ficaram suas memórias e o carinho com que tratava todas as pessoas, sendo sempre uma pessoa muito querida na comunidade do São João.