A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba realizou na noite de terça-feira (12), a inauguração do Ginásio Paradesportivo do Socomin, que homenageia o ex-vereador, comerciante e morador do bairro, Laertes Bueno de Camargo.

Após alguns anos em situação precária, a famosa “quadra do Socomin” foi devolvida ao bairro, agora como um ginásio paradesportivo, totalmente moderno e adaptado, com quadra emborrachada, cadeiras, rampas de acesso, banheiros adaptados, entre outros importantes ganhos, que colocam o ginásio como referência no Paraná, num investimento de quase R$ 300 mil reais.

O prefeito, Dr. Marcio Matos, demonstrou a sua alegria em inaugurar mais uma obra no município. “Quando vim de São Paulo percebi o quanto o povo desta cidade precisava de atenção, de cuidados do governo. Hoje nós podemos inaugurar várias obras, que elas possam fazer a população ter orgulho da sua cidade. Que as crianças usem esse espaço, que aqui possa ser um local de grandes atletas paradesportivos. Que faça jus ao belo trabalho que o senhor Laertes realizou lá atrás. Que o ginásio seja exemplo para todo estado”, afirmou.

O vereador, Siderlei Siqueira, foi o autor da proposta para nomear o ginásio com o nome de Laertes. Ele também realizou um discurso representando a família do homenageado. Ele citou os grandes feitos que Laertes fez como vereador, que sempre estava disposto a ajudar. “Meu pai falava muito bem dele, que era uma pessoa boa. Foi um vereador que lutou pelo Socomin e toda cidade. Ele que indicou a desapropriação de lotes para construir o campo, onde hoje é a quadra, pediu a instalação do Corpo de Bombeiros na cidade, a construção da ponte em Imbaú, asfaltou as ruas Argentina e João Siqueira Filho, entre outras coisas”, destacou, acrescentando que essa homenagem vai fazer lembrar dele e orgulhar a família.

A vice-prefeita, Rita Araújo, destacou sua gratidão por tudo que o Laertes fez pela cidade. “Eu fui apresentado ele por uma família amiga nossa e passei a admirá-lo. Temos muita gratidão por tudo que ele fez e tenho certeza, que de onde ele está, com certeza está feliz pela homenagem”, destacou, acrescentando o papel do ginásio paradesportivo: “É um local de inclusão, que dá oportunidade, dignidade, para as pessoas que usam a quadra. Que seja um exemplo e que possamos entregar mais obras”.

O secretário geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck, lembrou da amizade que sua família tinha com a do Laertes. “Era um homem muito simpático, que estava sempre a disposição do povo”, comentou. Benck também elogiou todos os servidores envolvidos na obra. “Parabéns aos servidores, que fizeram essa obra maravilhosa, que é um exemplo para todo país. Nós temos orgulho do nosso paradesporto, que nos traz muitas medalhas. Temos que agradecer e incentivar esses atletas”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Aparecido Machado, convidou os vereadores presentes a irem à frente. Ele enalteceu Laertes e seu trabalho como vereador. Ele também agradeceu aos servidores que realizaram a revitalização do ginásio. “Essa obra vai dar direito e dignidade à população. Vemos quanto Telêmaco Borba mudou, o quanto temos mais segurança, o quanto melhorou nossa qualidade de vida. Sem dúvida estamos dando uma vida mais digna ao povo. O dinheiro está voltando com qualidade”, destacou, pedindo para a população zelar pelo espaço.

O presidente da Associação de Moradores do Socomin, Marcos Paulo da Silva “Feijão”, que também é servidor demonstrou a sua alegria em fazer parte da gestão. “Sou um grande fã do senhor, Dr. Marcio, desde os 10 anos. Vou ser sempre fiel ao senhor. Eu sou muito feliz por ser presidente deste bairro e feliz por essa grande obra, que não é algo de hoje. Quero agradecer a todos os antigos presidentes, que também muito fizeram”, discursou.

Antes de descerrar a placa de inauguração, o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Padre Primo Hipólito, parabenizou a obra e agradeceu a parceria que a igreja tem com a Prefeitura, que cede a quadra para festa de Nossa Senhora de Aparecida. Ele também realizou uma benção para o local. Em seguida houve um jogo amistoso da Escolinha KL Soccer.

HOMENAGEADO

Laertes Bueno de Camargo, é filho de Braulio Bueno de Camargo e Balbina Bueno da Camargo. Nasceu em Tibagi, em 5 de maio de 1941. Tornou-se cidadão telemaco-borbense, foi morador da rua Olímpio Vieira de Campos, no Bairro Socomin, e foi por muitos anos comerciante em nossa cidade, na Avenida Paraná.

Exerceu mandato de vereador neste município nos anos de 1977 a 1982, tendo uma vida pública ilibada e atuante, ficando na história política de nossa cidade como um vereador exemplar e que trabalhava incansavelmente pela comunidade.

Por seu amor e dedicação a cidade o “Laertes” como todos o chamavam tinha um vasto círculo de amizade. Era cidadão e político dos mais bem quistos e voltados as comunidades que já passou por nossa cidade.

Tal afirmação pode ser facilmente comprovada em histórico mantido pela Câmara Municipal e também pela família do mesmo, onde vêm-se as inúmeras solicitações, requerimento, indicações, etc.

Seu trabalho mostra a conotação humana e guerreira do aqui homenageado. Entre os seus pleitos, está o pedido para que fosse construída a Praça da Vila Socomin, em 1979, a mesma, que hoje é o ginásio paradesportivo.