Doze praças e canteiros de Telêmaco Borba foram adotadas por empresários e entidades do município. A solenidade de assinatura do termo de compromisso do Programa de Adoção de Logradouro Públicos foi nesta segunda-feira (15), no hall da Prefeitura.
A assinatura formaliza o programa que tem três modalidades (manutenção, revitalização e implantação de espaço que não são públicos e que o adotante pode começar um projeto). O contrato pode ser de um a cinco anos e o empresário tem o direito de divulgar a empresa ou entidade por meio de propaganda institucional.

Para o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos Deni Walter Gibson o programa era um sonho que agora está formalizado. "Acreditamos que a iniciativa, que é uma união de setores, trará mais consciência da população para o cuidado com o público", disse Deni enfatizando a importância das empresas participantes do programa pelo ato de cidadania e responsabilidade social, servindo de exemplo para a sociedade.
O secretário acredita que o programa vai ajudar a conter o vandalismo que é uma prática comum no município. "Quando a comunidade se envolve., assume e retoma o seu lugar, o vandalismo e a depredação diminui", enfatizou.

A representante das empresas participantes Flávia Pontara falou o orgulho de poder participar do programa e contribuir para o embelezamento da cidade. "Moramos em Telêmaco Borba e o nosso foco e melhorar a cidade para nossos filhos. Acreditamos que a partir desse trabalho teremos uma cidade mais limpa e bonita", destacou.

A iniciativa do empresário Silas Lemes (Kibaratão) foi lembrado pelo prefeito Luiz Carlos Gibson. "Ele foi o pioneiro e adotou a Praça das Cem Casas, há dois anos está cuidando do espaço e agora está formalizada a parceria. Nós estamos felizes pelo envolvimento das pessoas no programa", frisou.
Os empresários adotantes participaram da solenidade e receberam uma pasta contendo cópia do contrato assinado, cópia do modelo da praça, cópia do croqui e informações sobre a quantidade de placas a serem instaladas por adotantes.

O Programa

O programa de adoção tem por objetivo ofertar a população a oportunidade do exercício da cidadania através de uma parceria celebrada com a Prefeitura, onde qualquer pessoa jurídica ou física poderá como adotante cuidar de um espaço público, sendo praças, canteiros, rotatórias ou qualquer área passível de ajardinamento.

Empresas, igrejas, associação de moradores, cidadãos e ONGs, poderão formalmente participar na melhoria das áreas públicas de uso comum da população, cumprindo a função social das mesmas através de uma gestão democrática e participativa. Em contrapartida, o Poder Público autorizará o adotante a fixar placa publicitária com a indicação de sua marca (logotipo ou nome de pessoa física) no logradouro adotado, seguindo regras e padrões já estabelecidos.

O Programa de Adoção de Logradouros Públicos esta regulamentado mediante o Decreto 21829/2015, que outorga a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos a gestão do mesmo.

Logradouros adotados

Praça das Cem Casas (Supermercado Kibaratão)
Praça alto das Oliveiras (Fancar Veículos)
Praça Dr. Horácio Klabin (Igreja Batista Betel)