Empresários, secretários municipais, servidores e comunidade participaram da reunião de prestação de contas da Secretaria Municipal de Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), na quarta-feira (17), que teve também a participação do prefeito Luiz Carlos Gibson.

O objetivo do encontro foi apresentar as ações que o município desenvolveu em 2014 e as perspectivas e propostas para o próximo ano.
As ações desenvolvidas pela Secretaria e também os investimentos que estão sendo realizados em parceria com a iniciativa privada.

Com um orçamento de R$ 4 milhões de reais, a Secretaria desenvolveu projeto para implementação de Incubadora para futuros micro e pequenos empreendedores no TBTEC Condomínio Empresarial, que incentiva é dá apoio às pessoas que visam à profissionalização.

Através do Banco do Empreendedor, foram realizadas 54 operações totalizando mais de R$ 308 mil em crédito para os micro e pequenos empresários.

A Sala do Empreendedor promoveu o programa Compras Públicas que orienta e incentiva o comércio local a participar de licitações públicas, demonstrando excelente oportunidade de negócio para comerciantes e demais empresários, mesmo os micro empreendedores podem participar das compras públicas, tanto no fornecimento de produto como serviços. Em 2014 foram 308 novas formalizações de Micro Empreendedores Individuais.

Na qualificação profissional através do Pronatec foram oferecidos 13 cursos, totalizando 341 pessoas que tiveram a oportunidade de se qualificar. A Secretaria com recursos próprios realizou 16 cursos para 365 pessoas, com investimentos de 150 mil reais.

Para a expansão do Distrito Industrial, em fase de terraplanagem, 198 mil metros quadrados serão destinados para novas indústrias.
Foram ainda investidos R$ 638 mil em pavimentação no distrito industrial, as obras devem iniciar no início de janeiro de 2015.

Ainda para dar continuidade na expansão, o município está adquirindo uma área de 364 mil metros quadrados para abrigar novas empresas, para isso estão sendo investidos aproximadamente 1,8 milhões de reais.

A Agência do trabalhador, responsável pela intermediação de mão de obra, teve 3.365 inscritos. Desses 2.348 foram colocados no mercado de trabalho. 2.409 Carteiras de Trabalho foram emitidas.

O Procon prestou 13.243 atendimentos, 3.491 processos foram gerados e 1.167 resolvidos.

Para 2015, a Secretaria planeja novas ações, entre elas o lançamento do Selo Social que visa certificar as empresas do Município, que estejam em dia com suas obrigações fiscais e que pratiquem a Responsabilidade Social Interna e Responsabilidade Social Externa.

A Redesim é um sistema que vem desburocratizar a abertura, fechamento e alteração das empresas, é um sistema que ira unificar a documentação reduzindo significativamente os trâmites burocráticos.

O Espaço Empreendedor que será um local de convergência de ações e atividades do poder público municipal, voltados para o desenvolvimento econômico local com incentivo ao empreendedorismo, a inovação tecnológica e a tecnologia da informação e o Distrito de Serviços, este último é um trabalho em parceria com o Governo do Estado e a indústria Klabin, que vai abrigar uma série de serviços para empresários e visitantes.

O Distrito ficará localizado próximo ao distrito industrial e terá um Shopping de Produtos Locais, Centro de Tecnologia da Informação, Condomínio Logístico, Posto de Combustível, Pátio de Estacionamento para 300 caminhões, Área para Transportadoras, Salas para Transportadoras e auditório e área de serviço como borracharia, autoelétrica, lavagem de veículos pesados e tanques, tudo voltado especialmente para o atendimento ao transporte rodoviário de veículos pesados. "O Distrito de Serviços é um espaço reivindicado pelos empresários e vai ser uma referencia para toda região, além de ser uma grande oportunidade de negócio e geração de emprego e renda, ainda vai contribuir para melhoria do trânsito na cidade, pois reduzirá significativamente a entrada de veículos de grande porte na cidade", disse o secretário municipal de Trabalho e Indústria Convencional Joalmir Pucci.

Para o prefeito Luiz Carlos Gibson disse que o Distrito de Serviços não é só um sonho, mas uma necessidade para os empresários. "Tudo depende de transporte e termos um local adequado para abrigar os caminhões é importante e vai trazer melhorias para todos os telemacoborbenses", destacou o prefeito.