Familiares e amigos poderão dar o “último adeus” logo mais à noite ao radialista e cantor José Paulo Pereira, o popular Zé do Norte. O velório está marcado para iniciar às 18 horas, na Capela Mortuária da Funerária Monte Alegre, localizada, na Rua Tiradentes, 428, Centro de Telêmaco Borba. O sepultamento será às 10 horas de quinta-feira, 18, no Cemitério Jardim da Saudade.

Zé do Norte faleceu nesta na madrugada no Hospital Nossa Senhora do Rocio em Campo Largo, onde estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde o dia 9 de julho, por falência múltipla dos órgãos. Nos últimos dias seu estado de saúde estava agravado, com problemas de doença atingindo órgãos vitais como coração, pulmão, fígado e rins.

O comunicador de 69 anos, completados no dia 3 de maio deste ano, resistiu o quanto pôde, trabalhando diariamente nas madrugadas pela Rádio Capital do Papel FM (101,9 Mhz). Seu último programa foi ao ar no domingo, 7 de julho, que ao se despedir do público e do companheiro de programa, João Natureza, estaria de férias para se tratar, mas que esperava voltar para fazer o que sempre amou.

Uma história de sucesso no rádio

Dos 69 anos vividos, Zé dedicou 33 anos ao rádio, trabalhou como vendedor no comércio local em lojas como as Pernambucanas e a extinta Galeria. Com sua versatilidade e comunicação tradicional acordava aos trabalhadores e estudantes de Telêmaco e região informando-os a todo momento a hora certa e convidando-os para mais um dia de vida com alegria e determinação.

Tinha o hábito de chamar carinhosamente, aos inúmeros amigos que conheceu pelo rádio, de “comadre e compadre”. Um slogan que adaptou, do saudoso comunicador e ex-prefeito Paulo Cesar Nocera, foi :“esse Zé do Norte, sou eu!”

Ao final das programações usava uma frase de efeito: “nosso intertchau e viva a liberdade”!

Zé do Norte foi um dos pioneiros da então Rádio Sociedade Monte Alegre, propagou o que chamava da verdadeira música sertaneja e a boa música gauchesca.

Seu amor pelos filhos e netos sempre eram revelados a todo momento, oferecendo canções a eles e curtindo cada um à sua maneira.

Além do rádio, aos finais de semana Zé gostava também de cantar ao lado do filho Gabriel, a quem despertou o gosto pela música. Outro companheiro na vida artística foram o cantor Bokita e o músico Nivaldinho dos Teclados.

Fãs do comunicador e cantor, expressaram nas redes sociais e pelo rádio a dor pela perda do amigo.

Os filhos Gabriel e Flávio participaram pela Rádio Capital do Papel, no programa Show da Manhã com Fátima Ribeiro, para agradecer as orações que foram dirigidas ao pai e que ele permanecerá eternamente no coração do povo telemaco-borbense.

“Descanse em paz, locutor do povão, Zé do Norte”, finalizou Gabriel.

Mais sobre Zé do Norte

José Paulo Pereira foi um dos destaques nas páginas do Livro “Nas Ondas do Rádio” de autoria de Mario James Cassiano e Orlando Galvão lançados em 2011. Veja como os autores frisaram a respeito deste símbolo do rádio.

Nascido em 3 de maio de 1950, em Tapiritiba, São Paulo, mudou-se, juntamente com seu pai, Sebastião e a mãe Dona Jovita (de saudosa memória) para Ibaiti, no Paraná, com cinco anos de idade. O apelido veio quando aos 12, Zé começou a cantar em dupla com seu primo, cujo apelido era João Gaúcho. Alguém brincou: “como gaúcho é do Sul, você fica sendo o Zé do Norte”. E pegou.

Os primos passaram a se apresentar na Rádio Bom Jesus, de Siqueira Campos, como João do Sul e Zé do Norte.

Posteriormente, Zé veio para Telêmaco Borba, voltando para Ibaiti em 1968, onde foi professor primário. Finalmente, em 1972, fichando no Bonde Aéreo. Em 1986, cantava nos programas do Camargo Jr., quando foi convidado por Maurício Rosa e passou apresentar alguns programas, logo se tornando o titular do “Terra Querida”.

Durante muitos anos, pela manhã, na Rádio Sociedade Monte Alegre, apresentava outro de grande sucesso: “Alvorada Sertaneja” e a tarde o “Boa tarde Sertão”

Com sua primeira esposa, dona Iraci,  teve os filhos Flávio, Giovana, Guilherme e Rúbia Mara. Posteriormente foi casado com Lucilene Ribeiro com quem teve os filhos Paulo Gabriel, Jéssica Laiana, José Paulo Pereira Jr. (Zezinho do Norte), Natan Eduardo e Renan William.

Foto (arquivo pessoal) – Radialista Zé Norte amava seus programas de rádio e também de cantar para o público em shows apresentados na região.