Há mais de 10 anos, o Entrevero de Pinhão foi eleito o prato típico para representar Telêmaco Borba, e o sucesso do prato não para de aumentar. Segundo a idealizadora do prato, Vera Lucia Zaleski, muitas pessoas de fora procuram o prato.

“Tem muita gente procurando. Pessoas de outras cidades que vem trabalhar aqui veem que tem o prato típico e nos procuram”, comentou, afirmando que tem clientes fiéis da cidade que também não perdem a oportunidade e comer o prato.

O sucesso é tanto, que o prefeito, Dr. Márcio Matos, foi saborear o prato, que é servido toda sexta-feira na tradicional Lanchonete do Ari, na Avenida Horácio Klabin. “Conheço o Ary há 50 anos. “Agora viemos comer mais uma vez o Entrevero, que é o nosso prato típico. É uma satisfação ter esse prato representando nossa cidade. Que todos possam experimentar e curtir esse prato que faz jus a sua representação. Que todos venham aqui no restaurante e experimentem esse prato maravilhoso”, comentou o prefeito.

Vera, que é proprietária do restaurante, explicou que foi vencedora no Concurso Gastronômico que elegeu o prato típico que aconteceu em 13 de julho de 2008, onde concorreu com mais cinco restaurantes. Ela também contou como idealizou o prato típico. “Foi um concurso para resgatar a origem tropeira. Nos passavam a lista de ingredientes e fazíamos o prato. O pinhão não estava e como é típico da região, resolvi inserir na receita e venci o concurso”, comentando que quando perguntam qual o sabor do prato, ela responde: “É o sabor da vitória, pois venci o concurso!”.

Vera conta que a ideia veio quando visitava a cidade de Araucária, onde mora sua irmã. “Lá tudo lembra pinhão. Até os orelhões tem forma de pinhão”, comentou. Ela disse que na receita teria de ter o charque, farinha entre outros ingredientes. “O prato vem acompanhado de salada, arroz e farinha”, contou. Ela expõe a receita no restaurante, porém faz uma ressalva. “Eu tenho meus segredos, que somente tem no entrevero que eu faço”, falou, acrescentando que pretende expandir o prato para outras cidades.

O proprietário da lanchonete, Ary, contou que veio em 1979 para a cidade e já teve restaurantes em três pontos da cidade. Ele se mostra muito feliz por ter em seu restaurante o prato típico da cidade. “É gratificante. Fico muito feliz por esse reconhecimento e peço a todos que experimentem esse prato”, declarou.

Experimente você também fazer a receita do “Entrevero de Pinhão” – Prato Típico de Telêmaco Borba

Ingredientes

3 quilos de posta vermelha cozida, cortada em cubos

1,5 quilo de charque cozido, também cortado em cubos

1,5 quilo de pinhão cozido, cortado ao meio

4 tomates picados

2 dentes de alho

1 cebola média picada

cheiro verde

Modo de preparo

Numa panela grande, coloque o alho e a cebola para fritar em óleo quente. Depois, acrescente o tomate picado, o pinhão, o charque e a carne para cozinhar todos juntos. Em seguida, coloque um pouco de água para ajudar no cozimento. Não há uma quantidade certa, os ingredientes só não podem secar na panela. É necessário mexer sempre. Depois de tudo preparado, dentro da panela, a média de cozimento é de 30 minutos até chegar a uma consistência ideal. Quanto mais tempo na panela, melhor. Quando a carne estiver bem cozida e o molho encorpado, jogue o cheiro-verde por último, um pouco antes de servir.