Trabalho vai abranger 12 municípios da região pelos próximos dois anos.

A Sanepar inicia esta semana o trabalho de Vistorias Técnico-Operacionais (VTOs) em imóveis de Telêmaco Borba. A região central da cidade será a primeira a ser vistoriada, e nos próximos meses o trabalho deve se estender para alguns bairros.

O gerente regional da Sanepar, Rafael Polak, explica que objetivo principal desse trabalho é assegurar o bom funcionamento do serviço de coleta e tratamento de esgoto, o que repercute diretamente na preservação do meio ambiente e da saúde das pessoas.

O acesso ao imóvel para a vistoria é feito com o consentimento do morador. Durante a visita, os técnicos avaliam se as instalações hidrossanitárias estão de acordo com as normas da Sanepar e a Legislação Ambiental.

Para isso, são verificados os pontos de lançamento de esgoto do banheiro, da cozinha, da lavanderia e onde há captação de água de chuva, como ralos. Também é visto a existência de caixa de gordura. Os testes são feitos com corantes à base de água, que não danificam as louças sanitárias ou causam danos à saúde e ao meio ambiente.

REGULARIDADE - Para que esteja ligado corretamente, o esgoto do imóvel precisa ser lançado na rede coletora da Sanepar e a água de chuva lançada na galeria pluvial. Também é necessário possuir caixa de gordura e não ter fossas ou sumidouros, se houver rede coletora de esgoto disponível.

Estando tudo de acordo, o morador receberá um certificado de regularidade do imóvel. Nos casos em que for identificada alguma irregularidade, a equipe de vistoria vai orientar as adequações por meio de uma notificação. Depois de 90 dias, a equipe voltará ao imóvel para verificar se foram feitas as correções.

Além de Telêmaco Borba, as vistorias ocorrerão nos municípios de Tibagi, Ventania, Piraí do Sul, Arapoti, Sengés, Castro, Carambeí, Cândido de Abreu, Imbaú, Ortigueira e Reserva. Ao todo, 20,2 mil imóveis serão vistoriados nos próximos dois anos.

O trabalho será realizado pela empresa terceirizada Engezzi Engenharia, com profissionais capacitados e fiscalizados pela Sanepar. Eles estarão uniformizados, portando crachá e identificados com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Fonte - Assessoria de Imprensa da Sanepar.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba