No sábado (4), durante uma operação conjunta entre uma equipe da Polícia Ambiental de Telêmaco Borba e outra de Ponta Grossa, foram presas duas pessoas: uma por porte ilegal de arma de fogo, sendo que após os policiais abordarem um veículo marca Santana, Placa ALE 4119, que estava sendo conduzido pelo senhor C. J. de L., foi encontrado no interior deste um revólver calibre 38, marca Taurus e 11 cartuchos intactos e uma faca.

Como o cidadão não possuía porte de arma de fogo, foi encaminhado a Delegacia de Ortigueira para a lavratura do flagrante delito. O detido estava acompanhado do senhor S. R. passageiro do veículo.
A penalidade para esse pratica delituosa é de reclusão de dois a quatro anos.
Na continuação dos trabalhos, em atendimento a denúncia foi deslocado para realização de patrulhamento aquático, sendo encontrado na Ilha da Barra, na localidade de Mocóca, no rio Tibagi, um desmate para a construção de uma residência de aproximadamente 70 m², possível rancho para pescadores.
O local é considerado área de preservação permanente e não havia autorização para a supressão da vegetação que não respeitou as devidas medidas para o empreendimento.
No local estavam os senhores M. L. e o senhor L. R. Também foi encontrada uma motosserra usada para o corte de árvores nativas, duas tarrafas de nylon, 14 redes de nylon de diversas malhas sendo um total de 242 metros que estavam no interior da ilha e seriam usadas para a pesca predatória.
Como não foi apresentada nenhuma autorização para a construção e a área é de Preservação Permanente, o material de pesca é proibido para pescador amador e a motosserra estava sendo utilizada no crime ambiental, as duas pessoas que estavam no local foram conduzidas para a Delegacia de Ortigueira para a lavratura do fragrante delito.

Os policiais, em continuo patrulhamento, nas proximidades do local, encontraram mais 150 metros de redes de nylon de diversas malhas, porem não foi possível localizar os proprietários, sendo estes apreendidos para posterior destruição.
A penalidade para a pratica delituosa de destruição de floresta nativa em Área de Preservação Permanente é multa e detenção de um a três anos.
A penalidade para a prática delituosa da pesca também é multa e detenção de um a três anos.

A Polícia Ambiental informa que os telefones para contato, informações e denúncias são:
Em Telêmaco Borba: (42) 3273 8527 / (42) 3271 2470
Email: bpambfv-telemaco@pm.pr.gov.br
Disque denúncia: 0800 643 03 04

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba