O prefeito Luiz Carlos Gibson participou, no último sábado, 20 de setembro, na Sede da 18ª Subdivisão Policial de Telêmaco Borba (18ª SDP), das comemorações dos 161 anos da Polícia Civil no Estado do Paraná e na posse dos delegados de cinco municípios da região.
"Nosso respeito à Polícia Civil do Paraná pelos relevantes serviços prestados ao longo desses 161 anos. Somos gratos pelo empenho no combate ao crime e na manutenção na paz. Aproveitamos para dar as boas-vindas aos novos delegados que fortalecerão esse trabalho", disse Gibson.
O delegado chefe da 18ª SDP, Rubens Miranda Junior, mostrou-se orgulhoso em fazer parte da instituição. "A Polícia Civil, em Telêmaco Borba, no Paraná e no Brasil, é uma polícia cidadã. Temos um efetivo enxuto, porém comprometido. Em conjunto com a Polícia Militar, Poder Judiciário e Ministério Público fizemos cerca de 100 apreensões nos últimos tempos. Nossa subdivisão recebeu nota 10. Vamos continuar trabalhando para melhorar", disse.
Sobre essa parceria, o promotor de Justiça, Pedro Brazão Papais, deixou claro que se estenderá. "Nossas instituições são semelhantes no sentido de promover segurança e justiça e trabalhamos por integrar as instituições", explanou.
Na visão da presidente do Conselho de Segurança, Graciane Ekermann, a Polícia Civil desenvolve um trabalho silencioso, mas com resultados importantes para a segurança da região.
Durante o ato solene o delegado Rubens deu posse efetivamente aos delegados Denival Barboza Liandro (Curiúva), Amarantino Ribeiro Gonçalves (Cândido de Abreu), Tiago José Wladyk (Reserva), Rafael Souza Pinto (Ortigueira) e Gislaine Ortega Peneda (Tibagi).
Liandro afirmou que ser delegado é algo empolgante. "Era policial civil em Brasília e agora concursado como delegado de polícia nesta subdivisão é, sem dúvida, um privilégio muito grande, e estou feliz. Vou me empenhar ao máximo, junto com minha equipe, e apresentar resultados o que é mais importante".
O investigador Mauro da Silva, com mais de 30 anos prestados na polícia, apresentou uma síntese sobre a origem da Polícia Civil no Paraná e os avanços ao longo dos 161 anos.
O padre Henrique de Lima, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Telêmaco Borba, procedeu à bênção a todos os componentes da 18ª Subdivisão Policial, em alusão aos 161 anos da Policia Civil no Estado.
HISTÓRICO
O Rei de Portugal D. José I cria em 1760, o cargo de Intendente Geral de Polícia da Corte e do Reino, com amplos poderes e ilimitada jurisdição, estendendo-se, portanto, ao Brasil, com o objetivo de garantir a ordem, a segurança e a paz públicas. Nas vilas haviam os Delegados e Subdelegados do Intendente, como seu representante.

No início as atividades jurídicas confundiam-se com as policiais. Por Decreto Imperial, é nomeado o primeiro Chefe de Polícia do Paraná, o Bacharel Antonio Manoel Fernandes Júnior que veio do Rio de Janeiro, juntamente com o Presidente da Província, Zacarias de Goes e Vasconcelos.

Em 22 de novembro de 1871, por Decreto Imperial nº 4824, foi instituído o inquérito policial. Em 17 de junho de 1911, pelo Decreto nº 262, foi criada a Guarda Civil do Paraná, órgão civil, incumbido de auxiliar na manutenção da ordem e segurança públicas, e teve honrosa atuação, sendo considerada corporação de elite da Polícia Civil.

É publicada em 1918 a obra "O Agente Policial", de autoria de Antonio Francisco Nauffal que se constitui numa das primeiras manifestações sobre o desempenho, a utilidade e os meios necessários para a missão policial, enriquecida com a divulgação de técnicas de polícia científica, cujo uso na época era considerado heresia. Essa obra, hoje raríssima, foi publicada pela Tipografia da Penitenciária do Estado e republicada no volume 6 (1978) da Revista da Polícia Civil do Paraná.

Somente em 1922, pela Lei nº 3052 é criada a polícia de carreira. A Emenda Constitucional nº 03 de 1971 fixou a organização da Polícia Civil com carreiras funcionais, criou o Conselho da Polícia Civil e determinou o provimento da carreira de Delegado de Polícia por Bacharel em Direito, aprovado em concurso público.

O primeiro Estatuto da Polícia Civil foi determinado pela Lei Complementar nº 03 de 1974, estabelecendo a organização da Polícia Civil. Segue-se em 1978 o regulamento e a estrutura da Polícia Civil.

A Lei Complementar nº 14 de 1982 - Segundo Estatuto da Polícia Civil - muda a denominação do órgão para Departamento da Polícia Civil, com a mesma subordinação, tendo como titular, o Delegado Geral, cargo a ser exercido obrigatoriamente por um Bacharel em Direito, preferencialmente ocupante do cargo de Delegado de Polícia, da classe mais elevada.

Texto fornecido pelo Professor Ernani Costa Straube - Publicado no nº 37 da Revista da Academia Paranaense de Letras.
Foto
Autoridades prestigiam cerimônia dos 161 anos da Polícia Civil e a posse de cinco delegados para a 18ª Subdivisão de Telêmaco Borba
Fonte - www.policiacivil.pr.gov.br
Foto