Dia 25 de agosto, nesta data será comemorado o Dia do Soldado. Para marcar o momento, o Tiro de Guerra 05-021 de Telêmaco Borba promoverá, às 17h30, uma solenidade em suas instalações.
De acordo com o subtenente Gerson Luiz dos Santos, coordenador do Tiro de Guerra no município, a pauta propõe as seguintes ações: Interpretação do Hino Nacional Brasileiro; Juramento à Bandeira Nacional; Desfile da tropa em continência à Bandeira Nacional e o cântico do Hino do Soldado que será entoado pelos 100 atiradores do Tiro de Guerra.
O evento tem, na organização, o apoio do instrutor do Tiro de Guerra subtenente Eduardo Souza Goulart.
Estarão presentes autoridades municipais, o prefeito Luiz Carlos Gibson, secretário geral de Gabinete Altamir Ramos, vereadores da Câmara Municipal de Telêmaco Borba, entre outros.
HISTÓRIA
Dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.
No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se alistar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
Fonte : www.brasilescola.com