Em audiência pública da LOA – Lei Orçamentária Anual, realizada na Câmara Municipal, no dia 30 de setembro, a Administração Municipal apresentou os números referentes ao orçamento e as aplicações para o ano de 2022. A apresentação foi do secretário de Finanças do município, Celso Elli Burakovski.

O orçamento previsto para 2022 é de R$ 377,4 mi, sendo 336,13 mi para despesas e 40,91 mi para reserva do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A previsão de Receita para o Executivo é de R$ 310 mi e para o Funprev, 67,04 mi.

As aplicações por área apontam: R$ 71,18 mi em Educação; R$ 56 mi em Saúde, R$ 17,43 mi em Assistência Social, R$ 9,69 no Legislativo, e R$ 155,69 mi em outras áreas.

A Secretaria Municipal de Obras corresponde a R$ 77,89 mi; a Reserva Orçamentária, R$ 40,91 mi; Funprev R$ 26,13 mi, Secretaria Municipal de Administração, R$ 20,26 mi; Secretaria Municipal de Finanças, R$ 15,11 mi; Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação R$ 14,83 mi.

A Secretaria Geral de Gabinete R$ 13,75 mi, Poder Legislativo, R$ 9,69 mi; Secretaria Municipal de Planejamento, R$ 4,82 mi; Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional, R$ 3,20 mi; Reserva de Contingência, R$ 2,50 mi; Procuradoria Geral do Município, R$ 2,30 mi; Controladoria Geral, R$ 660 mil; e Gabinete da vice-prefeita, R$ 260 mil. Totalizando R$ 377,04 mi.

Projetos previstos para 2022

Novo prédio para a sede da Câmara – R$ 200 mil

Construção do Centro de Tecnologia de Informação (CTI) – R$ 2 mi

Construção e reformas de centros comunitários – R$ 1,2 mi (Jardim São Felix e Área 7)

Construção do CREAS Samuel Klabin – R$ 1 mi

Construção e ampliação de unidades de Saúde – R$ 700 mil (UBS – São Francisco)

Reforma de Escolas – Fabiano Braga Cortez – R$ 1,9 mi

Ampliação e reforma do CMEI Vinicius de Moraes – R$ 3,66 mi

Construção de Centro de Eventos – R$ 1,5 mi

Construção de galerias de águas pluviais – R$ 150 mil

Pavimentação das vias urbanas – R$ 3,5 mi (entre elas: nova ligação na Área 6, Área 3, e a pavimentação do Jardim União).

Manutenção e segurança da malha viária urbana – R$ 13,60 mi (entre as melhorias: implantação da ciclovia na Avenida Chanceler Horácio Lafer no Centro e na Avenida Jurutanhi na Área 6) e pista de caminhada e ciclovia na Av. Presidente Kennedy, Centro).

Revitalização da Avenida Horácio Klabin – R$ 15 mi

Implantação do Terminal de Transporte Coletivo – R$ 2 mi

Infraestrutura de iluminação pública – R$ 700 mil

Construção de revitalização de praças e espaços verdes – R$ 6,7 mi (construir praças na Vila São Jorge, Jardim Bonavila. Revitalizar as praças: Dr. Horácio Klabin, Jardim Bandeirantes II, Jardim Kroll. Revitalizar os parques: Parque da Cidade, Parque do Rio Tibagi. Construir o Parque Linear nas Cem Casas e o Pet Park no Parque da Cidade).

Construir barracões, pavimentação e terraplanagem – R$ 600 mil

Construção da Arena Multiuso – R$ 600 mil (contrapartida)

Construção do CEFEC – Centro de Formação Esportiva e Cultural R$ 3 mi

Construção, ampliação e reforma de estruturas e espaços esportivos de lazer – R$ 6,83 mi (construção do Complexo Automobilístico e Esportes de Aventura). Revitalização do estádio e ginásio do Minicentro. Construção de complexos de lazer nos bairros: Marcopa,  São Luiz, São Roque, Monte Sinai e Jardim Alvora. Construção do Complexo de Lazer do Banestado no bairro São Francisco. Complexo de Lazer – Centro de Artes Marciais no BNH. Complexo de Lazer no BNH, no terreno ao lado do Colégio Presidente Vargas.