Projetos “O que Cabe no Meu Mundo “ e “Previda” foram desenvolvidos com alunos da rede municipal e estadual de ensino

O Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Telêmaco Borba (COMDTEB) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em alusão ao Junho Branco – Mês de Conscientização e Prevenção do Uso de Drogas, promoveu o Projeto “O QUE CABE NO MEU MUNDO”.

“O projeto visa, acima de tudo, o resgate de valores humanos, morais, éticos e humanos, valores esses que têm se perdido na sociedade atual”, explica o presidente do COMDTEB, professor Camilo Geraldo Campos.

Segundo ele, em conversa prévia com as diretoras das escolas da rede municipal de ensino, apresentou o projeto e qual seria seu objetivo, bem como os resultados esperados a partir da prática do mesmo nas escolas. Após essa demonstração e exposição do projeto, 13 das 21 escolas da rede municipal aderiram ao projeto, além do Centro da Juventude (CEJU) e do Colégio SESI de Telêmaco Borba.

As escolas da rede municipal que aderiram ao projeto receberam a visita do próprio presidente do COMDTEB, que conversou com os alunos e professores, abordando o assunto “O QUE CABE NO MEU MUNDO”, tratando o tema com muita alegria e musicalidade.

O CEJU e o Colégio SESI foram visitados pelo padre Primo Aparecido Hipólito, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e membro do COMDTEB. O CEJU recebeu também a visita e participação dos soldados da Polícia Militar (PM) que trabalham com o PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas por intermédio do Conselho de Segurança de Telêmaco Borba (Conseg), que também foi parceiro do COMDTEB nesta campanha.

As escolas da rede municipal que aderiram ao projeto foram: Castro Alves, Péricles Pacheco da Silva, Gonçalves Ledo, Professor Paulo Freire, 31 de Março, Dom Pedro I, Juventina Betim da Silva, Terezinha de Jesus, Conselheiro Zacarias, Maria Emilia Steiger, Regente Feijó, Mãe do Perpétuo Socorro e Samuel Klabin.

Projeto Previda

Além do trabalho desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino, CEJU e Colégio SESI, a Campanha Junho Branco também teve repercussão nos colégios da rede estadual no município, que trabalharam o projeto PREVIDA, iniciativa da Secretaria do Estado da Educação do Paraná (SEED/PR)  e do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas do Paraná (CONESD/PR).

Na ocasião, dois colégios estaduais da cidade, sendo eles: Professor Custódio Netto, localizado no Jardim Bandeirantes, e São Francisco de Assis, no bairro São Francisco, realizaram uma “Roda de Conversa”, com a participação de pais, alunos, professores e autoridades municipais para discutir e transmitir informações à comunidade acerca dos assuntos relacionados à prevenção do uso e tráfico de drogas.

Nestas duas ocasiões fizeram-se presentes o padre Primo e o professor Camilo, respectivamente conselheiro e presidente do COMDTEB.

Como parte integrante do Projeto “O que cabe no meu mundo”, as escolas municipais participarão de um concurso cultural, onde os alunos de 4º e 5º ano desenvolverão apresentações artísticas (teatro ou paródia) e/ou produção textual (individual ou coletivo) para transmitir ao maior número possível de pessoas essa mensagem de conscientização e prevenção do uso de drogas.

Para o presidente do COMDTEB, Camilo, esse trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação proporciona maior participação da comunidade escolar nos aspectos prevencionistas e de conscientização e valorização da vida humana.

“O papel da escola, por meio de seus professores, coordenadores e funcionários em geral, deve ser de agentes de transformação na vida das nossas crianças e adolescentes que, por muitas vezes, vêm de realidades tão desestruturadas e desvalorizadas, devido à diversos fatores enfrentados no cotidiano do ambiente familiar. Cabe a nós, agregarmos aos conteúdos diários de sala de aula, o resgate dos valores primordiais de garantia da dignidade humana em todas as suas especificidades”, conclui Campos.

Foto - O professor Camilo Campos, presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Telêmaco Borba (COMDTEB), durante as atividades do Junho Branco.