Com o objetivo de proporcionar o embasamento teórico-prático para o enfrentamento dos novos desafios educacionais e criar espaço para reflexões, discussões e encaminhamento de propostas de melhoria da qualidade da educação municipal, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizada de 31 de janeiro a 3 de fevereiro a Semana Pedagógica 2012.
Diretores, coordenadores pedagógicos, professores, profissionais da rede municipal de ensino e funcionários terão palestras, discussões, debates e momento cultural.
Na terça-feira (31), diretores e coordenadores pedagógicos, no auditório Carmem Iolanda Dalécio, acompanham a palestra "Gestão democrática e as implicações no cotidiano escolar" com a secretária de Educação e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) Cláudia Maria da Cruz e "Contribuições para a construção do caderno da Gestão Escolar" às 8 horas.
Às 13h30 o "Plano de ação do Diretor e do Coordenador" e na sequência análise do quadro de aproveitamento escolar e organização nos centros municipais de Educação Infantil (CMEIs)
Na quarta-feira (1º), os profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino participam, no Anfiteatro da Casa da Cultura, da palestra "Qualidade de vida: ética, moral e valores" com o prefeito Eros Danilo Araújo.
O teatro "Sofia" encerra a programação da manhã. Josiane Camargo Nolibus e Banda Macacos abrem as atividades da tarde, e das 14 às 17 horas a palestra com a professora Cláudia Maria da Cruz "Aspectos da escola necessária".
Professores e coordenadores pedagógicos, na quinta-feira (2), no Anfiteatro da Casa da Cultura participam do momento cultural com Jean Carlos da Silva e Danny Wandré.
Relatos do Prêmio Paulo Freire "A prática à altura dos sonhos" com Danielli Altino de Moraes -"Cantando eu aprendo"; Jacqueline dos Santos Schereiber – "Um novo olhar para o mundo da leitura e da escrita"; Kéti Loriane Carvalho – "Plantando idéias, brotando palavras, colhendo leitura e o saber no jardim de Cecília"; Tatiane Vidal de Souza – "Novas descobertas" e Vanilda da Silva Dias - "Pequenos aprendizes e grandes criadores – expressão gráfica no cotidiano das crianças".
Logo em seguida haverá a premiação do Prêmio Paulo Freire e a palestra "Qualidade de vida: ética, moral e valores" com o prefeito Eros Danilo Araújo.
Das 13h30 às 17h os professores e coordenadores participam da organização curricular da Rede Municipal de Ensino, no Campus UEPG e Escola Costa e Silva
Na quinta-feira (2), os diretores e funcionários, no Auditório Carmem Iolanda Dalécio, às 8 horas a palestra "Qualidade de vida: ética, moral e valores" com o prefeito Eros Danilo Araújo.
Às 10 horas, Adriano Silva fala sobre "Motivação como ferramenta de produtividade".
Das 13h30 às 17h, a palestra "Sonhos, objetivos e metas – aprendendo a planejar" com Adriano Silva
Na sexta-feira (3), os profissionais da Educação fazem o Planejamento coletivo das ações para o ano de 2012, durante todo o dia nas escolas e CMEIs.