A campanha de conscientização sobre o lixo em Telêmaco Borba ganhou um reforço. Os alunos do curso de Técnico em Programação de Jogos Digitais do Instituto Federal do Paraná (IFPR/Câmpus TB) estão desenvolvendo um jogo educativo para crianças sobre a campanha do "Nhô Porcão" que foi apresentando ao prefeito Eros Danilo Araújo, à secretária Geral de Gabinete Noeli Biscaia de Lima e assessores nesta quarta-feira (11).
O diretor administrativo financeiro Antonio Eduardo Kloc (representando a diretora geral Karine Mello Bonilaure), o professor da disciplina Rafael João Ribeiro, o chefe de gabinete Rubens Felipe Ribeiro e a aluna Daniela Antunes, uma das idealizadoras do projeto, trouxeram o jogo para apresentar ao prefeito.
O jogo ainda está em fase de preparação, segundo o professor Rafael, e pode ser adaptado ou modificado conforme sugestões. A ideia principal é que para vencer, a criança avance fases em que apresentam cenários e dificuldades diferentes, cidade, rios, florestas. Em cada uma delas, o lixo e o personagem "Nhô Porcão" precisam ser vencidos.
O professor explica que o desenvolvimento dos jogos atende o apelo social. "Nós trabalhamos com os temas transversais e procuramos desenvolver nos alunos o apelo à saúde, educação e outros", destacou Rafael enfatizando que o jogo pode ser utilizado na escola e também em casa trazendo mais informação e conhecimento para as crianças.
O professor Eduardo afirmou que o Instituto apoia e incentiva a Campanha de Conscientização do Lixo "Nhô Porcão". "Nós apoiamos e trouxemos uma ferramenta que vai contribuir com esse trabalho da Prefeitura", reforçou.
Para o prefeito Eros a ideia é boa e demonstra que a Campanha está tendo o aceite da população. "O IFPR está dando incentivo para a nossa proposta e tudo que vem para somar é muito bem-vindo", frisou.