A Secretaria Municipal de Educação realiza nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro a I Semana Pedagógica 2015 com o tema "Por uma educação humanizadora".

O trabalho, organizado pela Prefeitura, é voltado a toda equipe de profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino.

Os principais objetivos da Semana, de acordo com o secretário municipal de Educação, professor Celso Augusto Souza de Oliveira, são proporcionar embasamento teórico-prático para o enfrentamento dos novos desafios educacionais. Criar espaço para reflexões, discussões e encaminhamento de propostas de melhoria da qualidade da educação municipal.

A abertura está marcada para quarta-feira, 4 de fevereiro, às 8h30, no Teatro da Casa da Cultura, voltada a todos os profissionais de educação (profissionais do magistério e equipe de apoio), da Rede Municipal de Ensino, com a participação do prefeito Luiz Carlos Gibson, o secretário de Educação professor Celso Augusto, padre Primo e pastor João Maria Rodrigues, que farão a bênção ecumênica, entre outras autoridades convidadas.

Na parte da manhã haverá a premiação e a apresentação dos relatos do Prêmio Professor Paulo Freire "A prática à altura do sonho" – Relato das práticas desenvolvidas a partir dos pressupostos da Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Telêmaco Borba, VIII Edição.

As professoras e escolas premiadas são Dailse de Fátima Prestes- Escola Municipal Samuel Klabin; Lucemery de Fátima da Silva - Escola Municipal Paulo Freire; Juliane Aparecida dos Santos Vieira do Cmei Tarsila do Amaral; Ester Schwichtemberg Lobo e Andreia Aparecida dos Santos Viana - Cmei Cecília Meirelles e Dinéia Aparecida Soares dos Santos - Escola Municipal Dr. Euclides Marcolla.

Na quarta à tarde, a partir das 13h30, Profª Drª Marta Chaves –desenvolverá a formação continuada dos profissionais da educação e Teoria Histórico Cultural - Por uma educação humanizadora.

E na sequência, ministrará a palestra o professor Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli. O Tema é a "Música na Educação Infantil e Anos Iniciais: O que Cantar? E o que Ouvir?

Dr. Guilherme é professor dos cursos de educação musical, pedagogia e mestrado em música da UFPR.

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, quinta e sexta-feira, os trabalhos de formação pedagógica serão feitos diretamente nas escolas e Cmeis.
A Semana Pedagógica é o primeiro evento oficial da Secretaria Municipal de Educação que marca a abertura do período letivo de 2015.

As aulas na Rede Municipal de Ensino iniciam no próximo dia 9 de fevereiro, segunda-feira, e movimentarão mais de 7 mil alunos distribuídos nas 23 escolas e 13 Cmeis de Telêmaco Borba.

PROGRAMAÇÃO I SEMANA PEDAGÓGICA 2015 – "POR UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA

Data: 04/02/2015 - Manhã

Local: Casa da Cultura
Horário: 08h e 30min - Abertura:

Benção ecumênica

Apresentação Cultural: Coreografia Bonecas de Bronze com as alunas do Balett Municipal, sob a coordenação da Profª Maria Amaral, sob a direção da Escola Municipal de Danças do Profº Renann Castellon.

Composição da Mesa

Fala das autoridades

Premiação e Apresentação dos relatos do Prêmio Prof.Paulo Freire:"A prática à altura do sonho" – Relato das práticas desenvolvidas a partir dos pressupostos da Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Telêmaco Borba, VIII Edição.

Profª Dailse de Fátima Prestes da Silveira - Escola Municipal Samuel Klabin - Título do Relato: Formando Pesquisadores.

Profª Lucemery de Fátima da Silva - Escola Municipal Paulo Freire - Título do Relato: Construindo conhecimentos com jogos matemáticos.

Profª Juliane Aparecida dos Santos Vieira - CMEI Tarsila do Amaral- Título do Relato: Desafio e vivências: possibilidades pedagógicas para desenvolver as habilidades humanas superiores na turma de 4 a 5 anos.

Profª Ester Schwichtemberg Lobo e Profª Andreia Aparecida dos Santos Viana - CMEI Cecília Meirelles - Título do Relato: Brinquedos e brincadeiras, um convite a aprendizagem.

Profª Dinéia Aparecida Soares dos Santos - Escola Municipal Dr. Euclides Marcolla - Título do relato: Produção de texto coletivo: explorando a oralidade e escrita.

Data: 04/02/2015 - Tarde

Local:Casa da Cultura
Horário: 13h30min

Apresentação Cultural:
Coral de Alunos da Rede Municipal de Ensino.
Direção: Mariane Prestes de Miranda
Acompanhamento: Clodoaldo de Assis

Profª Drª Marta Chaves -
Formação continuada dos profissionais da educação e Teoria Histórico Cultural - Por uma educação humanizadora.

Profª do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil. Coordena a Formação continuada dos professores da Educação Infantil de Telêmaco Borba.

Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - Unesp.

Prof Dr Guilherme Gabriel Ballande Romanelli.
Tema: "Música na Educação Infantil e Anos Iniciais: O que Cantar? E o que Ouvir?

Dr Guilherme Romanelli é Professor dos cursos de educação musical, pedagogia e mestrado em música da UFPR. Músico (violino, viola e rabeca) tendo gravado vários CDs e participado de diversas orquestras e grupos de música de câmara do sul do Brasil. Mestre e Doutor em educação, é autor de diversos livros, artigos e capítulos de livro ligados à área de Educação Musical.

Data: 05 e 06/02/2015

Local: Escolas e CMEIs