O CCA – Centro de Convivência do Adolescente trabalhou, na semana de 06 a 10 de maio, o Tema: Adolescência – Corpo e Sexualidade.

Segundo a coordenadora Luciandréa Camargo, “com o tema objetivamos que os adolescentes pudessem conhecer acerca do funcionamento do corpo humano e das transformações ocorridas na puberdade, refletir sobre as necessidades e particularidades de cada indivíduo em relação ao próprio corpo, estimulando uma maior consciência e percepção corporal, discutir as relações entre corpo e cultura e os conceitos de saúde e beleza vigentes em nossa sociedade”, explicou.

A abordagem do tema visou ainda entender sobre os valores e as pressões sociais  que  influenciam  a  sexualidade (banalização do sexo, erotização exagerada, preconceitos e exigências culturalmente construídas, idealização dos papéis feminino e masculino, direitos e deveres do homem e da mulher nas relações amorosas). Enfatizar o reconhecimento do consentimento mútuo indispensável para usufruir do prazer numa relação a dois, aprender sobre os métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez na adolescência, bem como promover uma reflexão crítica sobre esses temas, respeitar à diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes relativos à sexualidade.

Educadores desenvolveram atividades com slides, atividade de autoretrato, leitura do livro: Menino brinca de boneca? - Marcos Ribeiro, roda de conversa, exploração de vídeos, dinâmica – Transformação e cine fórum com o filme: Meninas Malvadas.

Em paralelo aconteceu, Projeto Futsal feminino no CCJ – Centro de Convivência da Juventude, Projeto Inglês Básico com voluntário Luan Lepek, Futsal Masculino, Zumba na Academia Inspirar e Projeto Religiosidade com voluntárias Késia Lima e Tia Bia.

“Iniciamos, por meio do Projeto Clube da Luluzinha, com o minicurso de manicure com a voluntária Thais, que além de ensinar as meninas e meninos a prática também aproveitamos para trabalhar a convivência e cuidado de uma adolescente com a outra, promovendo dialogo e criando vínculos afetivos durante o curso”, complementou Luciandréa.

A coordenação parabenizou os adolescentes “Evasão Zero”, ou seja, aqueles adolescentes que frequentaram o CCA todos os dias no mês de abril.

Na sexta-feira houve o Projeto Violão e encerrou-se a semana com uma palestra aos adolescentes com a professora Adelaide Brandtner e suas alunas do Curso Técnico em Enfermagem, durante este bate papo/interação foram abordados e discutidos assuntos como: puberdade e adolescência – mudanças físicas e emocionais, desenvolvimento do corpo, ciclo menstrual, sexualidade, DST, vacinação HPV e juventude x gravidez. Sendo está a primeira de um Ciclo de palestras de uma parceria entre o CCA/CCJ (Centro de Convivência da Juventude) e a FATEB – Faculdade de Telêmaco Borba.

“Em tempo agradecemos a todos os envolvidos nesta semana com o tema e adolescentes, nosso muito obrigada”, concluiu a coordenadora do CCA.

Foto - Adolescentes do CCA - Centro de Convivência do Adolescente participaram ativamente da temática sobre a "Adolescência – Corpo e Sexualidade".