O CCA – Centro de Convivência do Adolescente trabalhou na semana de 29 de abril a 03 de maio com o tema Alienação Parental, o que é isso?

“As crianças e adolescentes têm sido vítimas deste mal sem ao menos conhecê-lo. Muitos pais e mães sequer percebem que estão sendo vítimas ou alienadores, por tão somente entender ser normal determinadas atitudes. Portanto, o tema gera grande impacto, afinal somente conhecendo-o é possível evita-lo, combate-lo e remedia-lo”, explica a coordenadora do CCA, a pedagoga Luciandréa Camargo.

Ela completa que “considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós, ou pelos que tenham a criança ou o adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou a manutenção de vínculos com este”. (BRASIL, 2010).

Com este intuito, utilizando de vídeos, slides, atividades impressas, roda de conversa, produção de cartazes e Cine fórum com o filme: Uma família de dois.

Pelo Projeto Religiosidade, o CCA recebeu os “Jovens com uma missão”- JOCUM, movimento internacional de pessoas plenamente comprometidas em conhecer a Deus e fazê-lo conhecido. “Ide”, puderam passar um dia com nossos adolescentes com teatro e interação.

Também aconteceram projetos Zumba e Violão.

Em processo de unificação entre os serviços do CCA e CCJ (Centro de Convivência da Juventude), os funcionários do CCA (Geovanilda da S. Pinto) e CCJ (Claudio Roberto Rossi) passaram por capacitação sobre combate a incêndios, promovido pela Prefeitura, e no dia 02 de maio os funcionários do CCJ participaram de palestra motivacional sob o tema “Trabalho em equipe”, com as parceiras do Projeto Religiosidade: Késia Lima e Tia Bia.

Encerrou-se a semana com a tradicional “Baladinha dos Aniversariantes” com a temática – “Festa do Havaí”, onde comemoramos a vida dos adolescentes aniversariantes de março e abril/2019, com momentos de descontração, jogos e danças.

O CCA é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social que atende adolescentes com idade de 12 até completar 18 anos. Está localizado na Rua Bandeiras s/n, Jardim Bandeirantes, Telêmaco Borba, telefone 3904-1606.

Foto - Jovens do CCA participam ativamente das ações relacionadas a Alienação Parental.