Uma mostra fotográfica e oficinas de fotografia e exercícios com alunas da APAE marcaram a abertura do “Fim de Semana da Mulher: A beleza de ser quem eu sou”, evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em conjunto com a Administração Municipal, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.

O evento, que acontece na Casa Cultura, traz como tema “A beleza de ser quem eu sou” foi idealizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em conjunto com a Administração Municipal, através da parceria de suas diversas secretarias. Alusivo ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, possui como objetivo proporcionar um final de semana de reflexão sobre temas importantes, além de oferecer também atividades de lazer, esportivas e de cultura, especialmente ao público feminino do nosso município.

A presidente Conselho, Bruna Luana de Souza Javorski., lembrou que o Dia Internacional da Mulher é marcado pela luta pelos direitos e igualdade, que oficializou políticas públicas para mulheres. Ela também enalteceu a importância do Conselho. “Este é um espaço para ações como as de hoje, que mostra onde podemos chegar unidas”, declarou, desejando um final de semana produtivo e de muito entretenimento.

A vice-prefeita, Rita Araújo, destacou a força da mulher. “Que nos momentos de dificuldades, que não deixemos a doçura de lado, não deixe de acreditar nos valores que carregamos, na fé que nos sustenta?”, afirmou.

Rita também destacou o ambiente machista, que acontece muitas vezes na política. “Nós escolhemos o enfrentamento para sermos voz para vocês. Nós temos que trabalhar para que cada vez as mulheres sejam mais fortes, principalmente na política, onde enfrentamos tantas dificuldades”, continuou, fazendo elogios ao trabalho do Conselho e encerrando com a frase: “Se nos dermos as mãos, não sobrarão mãos para atirar pedras!”.

A vereadora Elis Saldivar também lembrou que o Dia da Mulher é uma lembrança das lutas e conquistas femininas. Ela destacou a importância de lutar pelos direitos e conquistas e também criticou o ambiente político. “Infelizmente é um ambiente muito machista, com muitas falas errôneas e ataques. Mas isso não me intimida, serve de combustível para a luta por igualdade”, destacou, aproveitando para parabenizar o conselho pelo evento.

MOSTRA

Feita pelo fotógrafo Daniel Zielonka, a mostra fotográfica “Elas por Nós”, apresenta à população em geral, quem são as mulheres que compõem o conselho municipal. Além disso, a mostra quer reforçar a valorização da beleza singular através da diversidade de corpos, cores, cabelos, idades e traços.

OFICINAS

Ainda no período da manhã, a fotógrafa, Kamila Biscaia, ministrou a oficina de fotografia “Ela na Tela”. Enquanto a educadora física, Thaís Siqueira realizou a oficina Move Flow com as alunas da APAE.

MESA REDONDA

Às 19 horas teve início a mesa redonda, com o tema: “As consequências graves da busca por um corpo idealizado”. A presidente do Conselho, Bruna Javorski; a vice-prefeita, Rita Araújo; diretora de Ensino da UniFateb, Kelly Iarosz, e a secretária municipal de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, discursaram sobre a importância das mulheres se aceitarem e também sobre mecanismos que ajudem elas na aceitação.

Em seguida a servidora municipal e cantora, Alexandra Clara Botareli Saladini, interpretou músicas das cantoras Clarice Falcão, Pitty, Rita Lee e Zélia Duncan, que falam sobre a liberdade feminina.

Na sequência foi aberto o tema da mesa redonda que contou com a participação de Patrícia Ferreira Brizola, advogada e mediadora; Melissa D’Maiala Akari Klimeck, maquiadora e empresária, também membra do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Thaís Cristina Almeida Siqueira, Educadora Física e empresária, também compõe o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Sabrina Bittencourt de Geus, nutricionista especializada em nutrição clínica funcional e fitoterapia e professora do curso de nutrição da Unicesumar; Anelise Galdino, Médica, Ginecologista e Obstetra especialista na saúde da mulher; Carol Pitwak, psicóloga clínica, especialista em comportamento alimentar e emagrecimento através da auto aceitação dentro do processo de emagrecimento e valorização da autoimagem; Kesyane Campos, psicóloga clínica, especialista no atendimento à Gestantes, tentantes e puérperas; Jéssica Portes, doula, consultora em amamentação, educadora perinatal, educadora menstrual e terapeuta integrativa de suporte à mulheres em momentos de transformações da vida, como a primeira menstruação, a gestação, parto, amamentação e menopausa.

SÁBADO E DOMINGO 

No sábado (9) se domingo (10), a partir das 8 horas, na Praça dos Pinheiros, haverá diversos estandes com muitas informações importantes para a saúde física, mental e social da mulher. Nesses dois dias, a treinadora Thais Cristina fará uma atividade com as bolinhas mágicas do Método Move Flow. Será uma sessão de autocuidado e conexão em movimento. A inscrição pode ser feita no local.

Também no sábado (9), às 8 horas, será realizado o Campeonato de Beach Tênis, no Complexo Esportivo Inspirar Unidade 2 e no domingo (10), às 9 horas acontece o Campeonato de Vôlei de Areia (trio). As inscrições para os campeonatos terminam nesta quarta-feira (6) e podem ser feitos pelo link.

O evento será aberto para toda a população feminina e contará com espaço kids com brinquedos e monitores.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba