Os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS/Monte Alegre/Rio Alegre/Cidade Nova) participaram do Curso de Capacitação em Manutenção de Instalações Hidrossanitárias e Manutenção Hidráulica, promovido pela Sanepar em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) nos dias 10 e 17 de julho.

O curso teve os objetivos de capacitar, dar aperfeiçoamento e atualização para encanadores e pedreiros ao mesmo tempo. A capacitação também repassou orientações sobre a manutenção hidráulica, ferramentas, dicas que colaboram para a melhoria da sua qualidade de vida e também para a conservação dos recursos naturais, com a possibilidade de gerar trabalho e renda para a comunidade.

Para as mulheres a capacitação buscou proporcionar conhecimentos básicos para que possam efetuar manutenções e pequenos reparos em instalações residenciais de água e de esgoto, bem como ensinar como executar a limpeza da caixa d’água, identificar e consertar vazamentos, entre outros.

Os cursos foram ofertados e ministrados por instrutores da Sanepar com carga horária de 8 horas/aula, distribuídas em atividades teóricas/práticas com fornecimento de todo material necessário e a emissão de certificado para os participantes.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Cleverson Silva dos Santos, a parceria com a Sanepar foi de fundamental importância para o trabalho realizado com famílias junto aos CRAS, o qual tem como foco principal a prevenção de situações de violação de direitos, bem como, emancipação e superação de situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Essa parceria com a Sanepar, além de promover capacitação aos usuários dos CRAS, também trará oportunidades de emprego aos mesmos”, ressaltou.