A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realiza durante toda quinta-feira (22), no CCI, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que tem o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

O tema norteou a palestra realizada por Maria Tereza Gonçalves, graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestre em Gestão Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Ela possui experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na Gestão da Política de Assistência Social, atuando principalmente nos temas: Territorialidade e Políticas Públicas, Família, Políticas Públicas, Gestão Social, Modelos de Gestão, Intersetorialidade, Redes, População em Situação de Rua e Acolhimentos Institucionais.

O prefeito, Dr. Marcio Matos, participou da abertura e destacou os avanços da SMAS nos últimos anos. “Quando cheguei aqui notei uma cidade muito carente, com pouco planejamento, inclusive na área social. Porém a cidade cresceu rapidamente e evoluiu muito na questão social, principalmente graças a vice-prefeita, Rita, que fez um trabalho maravilhoso quando era secretária da pasta. Também graças a equipe e ao atual secretário, Cleverson, nós estamos melhorando a cada dia, pois nossa sociedade não precisa de armas, de fuzil. Nós precisamos de mais amor, solidariedade e compaixão com o próximo”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita e ex-secretária de Assistência Social por três mandatos, Rita Mara de Paula Araújo, mostrou seu contentamento em participar da Conferência. “Fiquei muitos anos na SMAS. E eu sei da importância das conferências, que vem os pedidos dos bairros e de nossas instituições como a APAE, Asilo e Guarda Mirim, além de instruir os usuários sobre os serviços da Assistência Social. Nós somos servidores públicos, estamos aqui para servir, para sermos garantidores de direitos para as pessoas que mais precisam”, destacou, aproveitando para elogiar os servidores da SMAS, principalmente o secretário da pasta.

Cleverson Silva dos Santos, secretário municipal de Assistência Social, destacou que pretende realizar uma política de assistência social coletiva, plural, para que a população tenha os serviços que almeja. “Os usuários precisam conhecer as políticas de Assistência Social. Estou feliz pela consolidação de muitas políticas públicas e outras que estamos criando para o bem da nossa cidade. Esperamos que hoje tenhamos propostas que atendam efetivamente nossa população”, afirmou, aproveitando para agradecer ao prefeito e à vice-prefeita pelo apoio que tem dado para a SMAS nos últimos seis anos.

O vice-presidente da Câmara, Ezequiel Ligoski Betim, representou os vereadores e se disse honrado em participara da Conferência. Ele considerou anjos os servidores da SMAS. “É onde as pessoas vão no momento mais difícil, e lá encontram pessoas muito bem preparadas para atender a todos. É muita honra participar desse evento e quero deixar claro que a Câmara está sempre ao lado da SMAS”, destacou.

O representante dos usuários de políticas sociais, Adilson Barradas, destacou a evolução que teve com as Conferências de Assistência Social. “Eu aprendi muitas coisas que não sabia. E é importante que todos aprendam para fazer as coisas melhorarem”, finalizou.

A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social seguiu a seguinte programação:

8 horas – Credenciamento/Café da Manhã;

8h45 – Abertura oficial e pronunciamentos das autoridades;

9h15 – Leitura do Regimento Interno;

9h30 – Palestra "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos".

11 horas – Debate e esclarecimento de dúvidas;

11h30 – Intervalo para o almoço;

13 horas – Apresentação dos candidatos do segmento não governamental que disputam vaga para a nova composição do CMAS (usuários/as, trabalhadores/as do SUAS e entidades da rede socioassistencial);

13h15 – Formação dos grupos de trabalho por eixos temáticos/Eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil para o CMAS;

15h30 – Café da tarde;

16 horas – Eleição de delegado/a (suplente e titular) para a XIV Conferência Estadual de Assistência Social;

16h15 – Apresentação das propostas apontadas nos grupos de trabalho junto a plenária;

17h30 – Resultado da eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil para compor o CMAS e Encerramento.