Os idosos de Telêmaco Borba puderam, nesta quarta-feira (17), discutir seus direitos e apresentar propostas para políticas públicas durante a III Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Na abertura do evento o secretário municipal de Assistência Social José Carlos Valentin dos Santos disse que a Conferência é um espaço de construção de caminhos. "Esse é um dia próprio para se discutir o caminho para alcançarmos políticas públicas de atendimento aos idosos", frisou.

"A valorização do idoso começa em casa com a família", destacou o vereador e presidente da Câmara de Vereadores Mario Cesar Marcondes. O promotor substituto Vinicius Henrique Boffo compartilha da opinião do vereador. Para ele, o amor e a valorização tem que vir primeiro da família.
O prefeito Luiz Carlos Gibson elogiou a grande participação dos idosos. "O envolvimento demonstra o interesse e a vontade de mudar e melhorar as políticas públicas no município", acrescentou.

As boas vindas aos participantes foram da vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) Maria Almeida Silva.

Palestra Magna

Aproximadamente 200 pessoas participaram do encontro que teve o tema "O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as Idades" com o palestrante Janary Maranhão Bussmann.

Ele falou da importância da participação efetiva do idoso na sociedade, dos avanços legais dos direitos dos idosos, criação dos conselhos e dados estatísticos sobre os idosos. "Os idosos precisam se sentir ativos e não devem se isolar, devem participar e se envolver na família e na comunidade", enfatizou.

No Brasil, de acordo com o IBGE, existem aproximadamente 23,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, isso representa 12,1% da população. Em Telêmaco Borba, são mais de 7 mil idosos.

As propostas definidas nos sete eixos serão encaminhadas para o Conselho Estadual do Idoso.

A Conferência também elegeu os delegados governamental (Rosane Cochmanski – Assistente Social) e não governamental (Maria Almeida Silva – representante da Promoção Humana) para participar da Conferência Estadual do Idoso que será realizada neste ano.

Eixos discutidos

Eixo 1 - Gestão de Programas, Projetos, Ações e Serviços
Eixo 2 - Financiamento – Fundos da Pessoa Idosa;
Eixo 3 - Financiamento – Orçamento Público;
Eixo 4 - Participação – Política e Controle Social;
Eixo 5 - Sistema de Garantia dos Direitos Humanos;
Eixo 6 - Implantação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa;
Eixo 7 - A prioridade do atendimento e o reconhecimento da pessoa idosa na atuação das políticas setoriais.

Momento Cultural

O Coral do Centro de Convivência do Idoso apresentou duas músicas para o público presente. O Coral faz parte do CCI que é um programa da Secretaria de Assistência Social e tem 12 anos de existência. O Coral do Centro de Convivência do Idoso teve início em 2003. Desde 2005 o Coral conta com a regência da professora Mariane Prestes de Miranda da Secretaria Municipal de Educação, e no ano de 2013 integrou o Coral o professor Clodoaldo Assis da Secretaria Municipal de Cultura, Recreação e Esporte, que é atualmente o pianista que faz o acompanhamento instrumental.