O Centro da Juventude (CJU), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou na sexta-feira (10) a rota de transporte próprio, tendo como público-alvo adolescentes que residem em áreas mais afastadas e como ponto de referência as instituições de ensino da rede estadual.
O ônibus, adquirido pelo município, inicialmente atenderá a seis colégios, sendo a Escola Estadual Bela Vista, Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, Escola Estadual Padre José de Anchieta, Colégio Estadual Maria Aparecida Militão de Souza Pereira, Colégio Estadual São Francisco de Assis e Escola Estadual Dr. Luiz Vieira.

Existe a expectativa de que mais quatro colégios sejam beneficiados com o transporte, sendo que o Centro da Juventude aguarda apenas pela confirmação por parte dos mesmos. As instituições de ensino foram selecionadas a partir de critérios de distância e áreas de risco e vulnerabilidade social. Em razão da greve dos professores e do novo calendário escolar para o ano letivo de 2015, a direção de alguns colégios optou por não estabelecer a parceira.

O Centro da Juventude, inaugurado em 05 de julho de 2012, é mantido pela Prefeitura de Telêmaco Borba, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social. Neste mês de julho comemorou o terceiro aniversário. Neste período, cerca de 1000 adolescentes foram atendidos, através de atividades socioeducativas, de esporte, música, dança, artes, recreação e da oficina de informática, em parceria com o Instituto Federal do Paraná.

Desde a implantação do Centro da Juventude, constatava-se a dificuldade de locomoção por parte dos adolescentes, em razão do Centro estar localizado em área distante dos bairros. Sendo assim, avalia-se que a rota do transporte será uma ferramenta de extrema importância para a garantia do direito à cultura, ao esporte e ao lazer, bem como, propiciará que mais jovens tenham acesso aos bens e serviços ofertados em nosso município.

Foto

Alunos do Colégio Dr. Luiz Veira foram os primeiros a serem transportados para o CJU