Quem foi à Expo Telêmaco Borba com certeza visitou a Exposição, que reuniu dezenas de empresas e instituições da cidade e região, e que neste ano ainda teve uma novidade: abrigou o Gabinete da Prefeitura Municipal.

De acordo com o chefe de divisão de Desenvolvimento Econômico, Josemir Zanetti, sob a gestão do prefeito, Dr. Marcio Matos, e da vice-prefeita, Rita Araújo, a Expo Telêmaco se destaca como um evento que não apenas celebra a cultura e o comércio local, mas também se empenha em oferecer um espaço propício para que os empreendedores da região possam prosperar. Nesse contexto, o Centro de Exposição surge como uma peça fundamental, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro para os comerciantes locais e os visitantes que participam da festa.

FOMENTANDO O EMPREENDEDORISMO LOCAL

A proposta da gestão municipal é clara: criar oportunidades para os nossos empreendedores locais estarem em contato direto com o público que frequenta a Expo. Com mais de 40 expositores nesta edição de 2024, o Centro de Exposição se torna um ponto de encontro para pequenos empresários apresentarem seus produtos e serviços à comunidade.

ESPAÇO GOURMET

Um dos destaques do Centro de Exposição é o Espaço Gourmet, onde pequenos empreendedores que participaram de cursos na área de alimentação ministrados pelo SENAC têm a chance de demonstrar seus talentos culinários. Essa iniciativa, subsidiada pela administração pública através da Secretaria do Trabalho e Indústria, não apenas promove o desenvolvimento desses empreendedores, mas também enriquece a experiência gastronômica dos visitantes.

MELHORIAS CONSTANTES

A cada ano, a estrutura e o formato do Centro de Exposição são aprimorados, visando oferecer uma experiência ainda mais satisfatória para expositores e visitantes. E as novidades para a edição de 2025 já estão em pauta, demonstrando o compromisso contínuo da gestão municipal em proporcionar um ambiente cada vez mais atrativo e funcional para todos os envolvidos.

O Centro de Exposição da Expo Telêmaco é mais do que um local de negócios - é um símbolo do compromisso da administração municipal com o desenvolvimento econômico local e o bem-estar da comunidade. Que possamos continuar a fortalecer e valorizar o empreendedorismo da nossa região através de iniciativas como esta.

EMPRESAS E INSTITUIÇÕES

Várias empresas e instituições destacaram a importância de participar da Exposição da Expo Telêmaco. Entre elas a Klabin, que destacou a parceria com a Ambipar e Prefeitura, fazendo um trabalho de coleta de recicláveis em Pontos de Entrega Voluntária. “O engajamento e a participação da comunidade foram surpreendentes e revelam o quanto todos estão abertos e respondem prontamente quando há um chamado para uma causa social, sobretudo quando há também práticas ambientais envolvidas. Estamos falando de cerca de 140 quilos de materiais recicláveis arrecadados diariamente, um resultado excepcional e que nos orgulha”, avaliou o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

O diretor do IFPR, Rafael Poltronieri, afirmou que é com grande entusiasmo que o Campus Telêmaco Borba participa da Expo Telêmaco 2024. “Como uma instituição de renome na área da educação, o IFPR tem o compromisso de promover o desenvolvimento regional por meio da educação, pesquisa e extensão. A presença do IFPR na Expo é de suma importância, pois oferece uma oportunidade única para a comunidade local e os visitantes conhecerem de perto as iniciativas, projetos e contribuições significativas que a instituição traz para a região. Além disso, a exposição proporciona um espaço para a troca de experiências e o estabelecimento de parcerias estratégicas com outras instituições, empresas e a sociedade civil”, afirmou, acrescentado que ao participar, o IFPR reafirma seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico local, ao destacar suas ações inovadoras, programas de ensino de alta qualidade, pesquisa de ponta e projetos de extensão que impactam positivamente a comunidade.

A presidente da Acitel, Taty Lima, destacou que junto aos diretores e colaboradores ficaram animados com a participação da Acitel na Expo Telêmaco. “A presença da Acitel mostra a importância da união entre a prefeitura, as empresas e a comunidade para crescermos juntos. Esse esforço conjunto não só ajuda a divulgar os negócios locais, mas também reforça nosso compromisso com inovação e crescimento responsável. Participar da Expo Telêmaco é uma chance incrível para conectarmos pessoas, compartilharmos ideias e impulsionarmos a economia da nossa região, destacando o poder da colaboração entre todos os setores”, opinou.

O Senai também destacou a importância de participar do evento. “Para nós, é uma grata satisfação participarmos de um evento como a Expo Telêmaco que, este ano, comemora os 60 anos de Telêmaco Borba. Sabemos que o Senai Paraná faz parte desta história, com grande representatividade na formação profissional para o município e região, com especial atenção ao segmento da celulose e papel e também da madeira. Por meio da nossa entrega de formação profissional, contribuímos também com a capacitação de trabalhadores para outras áreas também fundamentais para indústrias de Telêmaco e região, como automação, logística, mecânica, elétrica e segurança do trabalho. Além disso, apoiamos nos serviços de Tecnologia e Inovação e entregamos formação básica por meio do Colégio Sesi da Indústria. Fazemos parte das histórias de vida dos moradores de Telêmaco Borba e também do desenvolvimento do Município e, por este motivo, muito nos alegra estarmos presentar em um evento como a Expo Telêmaco, apresentando para a população e visitantes, todo nosso potencial para apoiar ainda prosperidade do município e seus habitantes", diz Ernesto Sountachi Junior, gerente de educação e negócios no Sistema Fiep para a Região dos Campos Gerais.

A diretora de ensino da UniFateb, Kelly Iarosz, destacou que a Expo Telêmaco é uma forma de aproximar ainda mais a instituição da população. “Entendemos que nossa participação na Expo Telêmaco Borba 2024 nos aproxima da população, permitindo mostrar para crianças, jovens e adultos novas possibilidades de futuro. Praticamos o ensino, a pesquisa e a extensão quando levamos nossos acadêmicos, professores e funcionários para interagir culturalmente com a sociedade. Vislumbramos plantar sonhos de educação para todos nestes 7 dias e com isso ajudar na construção de uma cidade e de um mundo melhor”, finalizou.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba