A Expo Telêmaco recebe nesta terça-feira (19) um dos maiores cantores do Brasil, o sertanejo Leonardo. Ele deve subir ao palco à meia noite, e promete colocar o público para cantar vários sucessos dos seus 40 anos de carreira, que vão desde o romântico até o modão de viola.

Leonardo traz seus sucessos e também versões de Coração espinhado, Rumo a Goiânia, Eu juro, Coração bandido, Não aprendi dizer adeus, Festa de rodeio, Sonho por sonho, Beber, beber, Deixaria tudo, Desculpe, mas eu vou chorar, Horizonte azul, Pense em mim, Não olhe assim, Entre tapas e beijos, Cadê você, entre outros clássicos do sertanejo.

Às 23h, no palco principal, toca o cantor Thiago Carvalho. No palco Maestro Sirinho, os shows começam a partir das 20 horas, com Nathan Guilherme e em seguida a dupla Ana & Léo.

LEONARDO

Quarto filho de oito irmãos, Leonardo (Emival Eterno) nasceu em Goianápolis, no Goiás, no dia 25 de julho de 1963. Filho de Carmem Divina da Silva e de Avelino Virgulino da Costa, Leonardo tinha como companheiro inseparável seu irmão Leandro (Luis José), quase dois anos mais velho, nascido no dia 15 de agosto de 1961.

Desde pequeno, Leandro era o mais tímido, mas sonhava com uma vida melhor para sua família. Na plantação de tomates era ágil e na roça, o repertório obrigatório eram as músicas de Chitãozinho & Xororó. Seu Avelino, assim como Leandro, estava sempre acompanhado de sua viola, despertando nos garotos a atenção para a música. Leonardo por sua vez, sempre muito elétrico e animado, apesar das diversas brincadeiras, tinha um lado sério e dava um jeito de ganhar mais realizando trabalhos extras, e sonhava com uma vida melhor para toda sua família.

Novamente, devido às dificuldades vividas, a família foi obrigada a deixar sua cidade natal e partir para Goiânia. A dura experiência fez com que todos decidissem voltar à Goianápolis. Nesta época, com o incentivo dos amigos, Leandro dedicava o tempo livre à música e entrou para a banda “Os Dominantes”, que tocava sucessos de Roberto Carlos e dos Beatles. Enquanto isso, Leonardo, cantava somente no trabalho, mas aos poucos os dois irmãos começaram a ensaiar como dupla e decidiram, com o apoio de toda família, voltar para Goiânia para tentar carreira na música.

Chegando à capital, os dois meninos, logo arrumaram emprego para se sustentar. Leonardo trabalhava em uma farmácia e Leandro no mercado central. Todos os minutos de folga eram dedicados aos ensaios. Tio Zé, irmão de Dona Carmem, viajou com eles e se encarregava de conseguir apresentações para a dupla, assim como Anselmo, patrão de Leonardo. Foi nessa época que o nome da dupla foi escolhido. Ao saberem que um dos funcionários da farmácia teve filhos gêmeos batizados de Leandro e Leonardo, não tiveram dúvidas.

As apresentações não rendiam muito dinheiro, mas mesmo assim eles não desanimavam e com isso o primeiro contrato surgiu e a dupla assinou, por quatro salários mínimos, para cantar em um local melhor. A partir daí, começaram a receber propostas para apresentações em cidades vizinhas e convites para se apresentar na televisão. O primeiro programa à convidar a dupla para uma participação foi o “Beira da Mata” exibido pela TV Tocantins, de Anápolis, Goiás. A apresentação não foi um sucesso devido ao nervosismo dos dois, mas mesmo assim, foram convidados muitas vezes depois, conforme ficavam mais conhecidos, principalmente no interior das regiões de Goiás e Mato Grosso.

O primeiro disco, gravado com recursos próprios e a ajuda de amigos, saiu em 1984 e tinha como destaque a música “Hoje Acordei Chorando”. O disco era vendido nos bares onde cantavam.

Em busca da realização profissional, Leandro e Leonardo constantemente viajavam a São Paulo, com a ajuda financeira de um joalheiro de Goiânia, para tentar um contrato com alguma gravadora. Nessa época, a música “Contradições” (Martinha e César Augusto), gravada no disco Leandro e Leonardo – Volume 1, de 1986, começava a ficar conhecida. Mas, o sucesso da dupla aconteceu com o hit “Entre Tapas e Beijos”, gravado no terceiro disco.

No quarto volume Leandro e Leonardo, lançado em 1990, a canção “Pense em Mim” bateu todos os recordes de execução nas rádios, dando uma repercussão ainda maior para dupla que, neste momento, conquistava todos os brasileiros. O lançamento do disco, incluiu um show no Canecão, casa de espetáculos do Rio de Janeiro, que pela primeira vez abria suas portas para os meninos de Goianápolis.

Com tanto êxito, a dupla logo conquistou as telinhas. A TV Globo os contratou para apresentar o programa Leandro e Leonardo Especial. Cada vez mais admirados, conhecidos e queridos pelo público, eles se tornaram uma da dupla que mais vendeu discos na história da música popular brasileira. Em doze anos de carreira, já acumulavam 20 milhões de discos vendidos. Em 1995, a dupla se uniu a Chitãozinho & Xororó e a Zezé di Camargo & Luciano para apresentar um dos programas mais bem sucedidos da Rede Globo, o AMIGOS, que surgiu na programação como um especial de fim de ano e que posteriormente, devido à grande audiência, começou a ser transmitido semanalmente na grade da emissora. O resultado da atração foi tão positivo, que o encontro das três duplas gerou a produção de quatro CD´s “Amigos”, que venderam milhões de cópias em todo Brasil.

No auge do sucesso e perto de lançar o disco Um Sonhador, em junho de 1998, Leandro começou a sentir-se mal e após muita luta não resistiu à doença e faleceu no dia 23 de junho. Depois de ter recebido a homenagem de milhares de fãs em São Paulo, ele foi enterrado em Goiânia, onde também recebeu o carinho de parentes e amigos.

Leonardo, depois de receber o apoio dos familiares, amigos e fãs da dupla, lançou, em 1999, seu primeiro disco solo intitulado “Tempo”, seguido de “Leonardo – Ao Vivo” primeiro trabalho em vídeo do cantor, lançado no mesmo ano e contendo dois discos.

O ano de 2000 foi marcado pelo lançamento do álbum “Quero Colo”, tendo como destaque a faixa “Deixaria Tudo”.

Em 2001 foi lançado o CD “Todas As Coisas Do Mundo”, que tem em sua seleção de faixas o grande sucesso “Coração Espinhado”.

No ano seguinte (2002), Leonardo gravou em São Paulo o segundo DVD de sua carreira, com o título “Todas As Coisas Do Mundo – Ao Vivo”. O projeto recebeu um disco de platina pela ABPD e vendeu cerca de 300.000 cópias.

Em 2001 foi lançado o CD “Todas As Coisas Do Mundo”, que tem em sua seleção de faixas o grande sucesso “Coração Espinhado”.

No ano seguinte (2002), Leonardo gravou em São Paulo o segundo DVD de sua carreira, com o título “Todas As Coisas Do Mundo – Ao Vivo”. O projeto recebeu um disco de platina pela ABPD e vendeu cerca de 300.000 cópias.

“Te Amo Demais” é o quarto álbum de estúdio do cantor, e foi lançado em 2002. A música “Vem Sonhar” que está no disco, foi parte da trilha sonora da novela Esperança, transmitida pela Rede Globo.

O quinto álbum do sertanejo lançado no ano de 2003, tem o nome de “Brincadeira Tem Hora” e traz 15 canções, entre elas os sucessos “Brincadeira Tem Hora”, “Vai e Vem”, “Quero Acender Teu Fogo” e “Eu Sei Que Te Perdi”, versão da música Sexed Up, de Robbie Williams.

“Leonardo Canta Grandes Sucessos” (2004) é um álbum lançado pelo cantor. Neste disco, Leonardo interpreta grandes clássicos da música romântica, já gravados por artistas. Foi certificado com Disco de Diamante pelos mais de 500 mil exemplares vendidos no Brasil, segundo a ABPD.

No ano de 2005 o álbum “Leonardo Canta Grandes Sucessos Vol. 2” é a segunda parte do projeto, e também traz grandes clássicos da música nacional, entre elas “Pareço Menino”, o primeiro single do CD.

Ainda em 2005, foi lançado “Maxximum” uma seleção de grandes sucessos de Leonardo.

“De Corpo e Alma” é um álbum de estúdio do cantor, lançado em 31 de maio de 2006. Entre as 15 faixas deste trabalho destacam-se “De Corpo e Alma”, “De Latinha Na Mão” (que contou com a participação de Zeca Pagodinho) e “Sinhá Moça”, música tema da novela homônima que ficou como faixa bônus do disco. O álbum foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Romântica, e ficou em 1º lugar no ranking de álbuns mais vendidos.

“Coração Bandido” foi lançado em abril de 2008 pela Universal Music. Gravado em Janeiro de 2008 no Estúdio Mosh, o disco traz 14 canções, entre elas a balada “Porque é Tão Cruel o Amor”, o bailão “Rodo sem Borracha” e a faixa-título “Coração Bandido” que, logo quando foi lançada, já estreou entre as 10 mais tocadas nas rádios de todo o Brasil.

“Esse Alguém Sou Eu Ao Vivo” é um álbum ao vivo do cantor Leonardo, lançado em 2009 em CD e DVD. Este conta com regravações de grandes sucessos da época da dupla Leandro e Leonardo, além de três canções inéditas no repertório do cantor, entre elas a faixa-título, “Esse Alguém Sou Eu”,e O Cara Errado.

“Alucinação” foi lançado no ano de 2010 e contém 15 músicas, entre elas, “Alucinação” e “Hoje”, além do dueto com Paula Fernandes na faixa “Tocando em Frente”, que fez parte da trilha sonora da novela Araguaia. O álbum ganhou disco de platina no Brasil.

“Nada Mudou” (2011) tem entre as faixas “Stand by Me” uma versão da canção lançada por Ben E. King, e “Baby, Fala Pra Mim” versão da canção “Quelqu’un m’a dit”, da cantora Carla Bruni. Em março de 2012, o álbum foi certificado ouro, pelas mais de quarenta mil cópias vendidas.

“Vivo Apaixonado” é um álbum gravado em estúdio e lançado em 2013 pela Universal Music, o álbum possuiu 15 faixas entre elas o sucesso “Eu vivo apaixonado” faixa que dá nome ao álbum.

“Leonardo – 30 Anos” é um disco ao vivo do cantor Leonardo, lançado em 2014 pela Sony Music de comemoração de 30 anos de carreira. A gravação ocorreu no Atlanta Music Hall em Goiânia, na primeira noite de gravação contou com as participações das duplas Jorge & Mateus, Zé Ricardo & Thiago e o cantor Gusttavo Lima e do filho Zé Felipe, na segunda subiram ao palco Bruno & Marrone, Cristiano Araújo e Eduardo Costa.

Devido ao grande sucesso do primeiro “Cabaré”, Leonardo se reuniu novamente ao seu amigo e também cantor Eduardo Costa, juntos lançaram o segundo disco, intitulado “Cabaré – Night Club”, este segundo álbum do projeto ganhou o disco de ouro em 2016.

Em abril de 2018 em São Paulo/SP, o cantor Leonardo gravou o projeto “Canto, Bebo e Choro” trazendo regravações de grandes sucessos. O cantor preparou um repertório especial do 18 modões apaixonados da música sertaneja, gravados originalmente por outros grandes medalhões do estilo. A primeira música escolhida para representar o projeto foi “Quem é Que Chora Por Mim?” composta por Alexandre Neto e Fátima Leão.

Após 22 CD’s e 7 DVD’s lançados, Leonardo soma a marca de mais de 35 milhões de cópias vendidas, e concretiza o sonho de dar continuidade à carreira da dupla Leandro & Leonardo.

Em abril de 2018 em São Paulo/SP, o cantor Leonardo gravou o projeto “Canto,Bebo e Choro” trazendo regravações de grandes sucessos. O cantor preparou um repertório especial do 18 modões apaixonados da música sertaneja, gravados originalmente por outros grandes medalhões do estilo.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba