O prefeito, Dr. Márcio Matos, recebeu na tarde de sexta-feira (24), a esposa do senhor Mieceslau Malinowski (Meteco): Cida Malinowski, e as filhas Maria Inez e Walkiria. Elas receberam do prefeito a cópia do documento que dá ao Centro de Eventos o nome de Mieceslau Malinowski.

A inauguração do novo Centro de Eventos acontecerá no dia 15 de março, dia que abre a Expo Telêmaco 2023. O local, desde do início da sua construção em 2017, recebeu várias melhorias, entre elas a ampliação da área para 70 mil m2, a construção da pista de laço, guarita de entrada e cercamento, asfaltamento de algumas áreas, num investimento de aproximadamente R$ 2,1 milhões.

O prefeito justificou a justa homenagem a Meteco. “Foi um dos pioneiros da cidade. Ele foi fundamental na aquisição do terreno e construção do antigo CTG Monte Alegre, onde hoje está instalado o campus do IFPR. Sem dúvida é uma homenagem merecida por alguém que fez tanto pela cultura e o tradicionalismo em nossa cidade”, afirmou.

A homenagem a Meteco foi oficializada através do Decreto Municipal 26.541 de 2020. Cida agradeceu a homenagem em nome de toda família.

Também estiveram presentes na reunião os secretários: Rubens Benck (SGG), Nando Matos (SPUHMA), Elson Carlos Ferreira (SMTIC), Paulo Rogério Gomes (SMOSP), o procurador geral do município, Luís Fabiano de Matos e o chefe de Gabinete, Wanderley Batista Carneiro.

HISTÓRICO

Mieceslau Malinowski nasceu em 01de setembro de 1925, na cidade de São Luís Gonzaga-RS. Criado na Colônia Polonesa até alistar-se na cavalaria, após retorno do exército, começou a trabalhar com seu tio como agrimensor pela região Sul do Brasil.

Chegou ao Paraná por volta de 1954, e nesse período já havia dois irmãos trabalhando no vilarejo denominado Lagoa. Em visita ao local, foi convidado pelas Indústrias Klabin a trabalhar como administrador florestal.

Em 1957 casou-se com Aparecida Gomes (Cida). Já residindo em Telêmaco Borba tiveram quatro filhos e oito netos. Com seu espírito empreendedor e muito trabalho formou sua empresa no ramo do transporte e máquinas florestais. Recebeu o título de cidadão honorário.

Meteco nunca esqueceu as suas origens. Em rodas de conversas com amigos e simpatizantes das tradições gaúchas fundaram o CTG Monte Alegre. Após a obtenção do local foi o próprio Meteco que ofertou toda a terraplanagem da área para a instalação da sede do CTG. Gostava de um bom churrasco e apreciava muito as tradições gaúchas. Faleceu em 29 de fevereiro de 2000.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba