A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica, promove a partir de segunda-feira (12), a Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos.  A ação irá ocorrer no pátio da Farmácia Central dos dias 12 a 16 de junho.

O evento tem por objeto principal conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre uso indiscriminado e inadequado de medicamentos, que é considerado um dos maiores problemas de saúde pública em nível mundial, conforme aponta a OMS (Organização Mundial de Saúde). O assunto tem grande importância uma vez que os medicamentos são considerados a principal ferramenta terapêutica para manutenção e recuperação das condições de saúde da população.  “O uso excessivo, indevido ou o sub uso de medicamentos resulta em riscos para a saúde, além de desperdício de recursos financeiros”, alertou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

Na oportunidade os usuários da farmácia terão oportunidade de aferir a pressão arterial, realizar teste de glicemia capilar, conhecer descarte correto dos medicamentos e materiais perfuro cortantes, além de receber informações sobre o risco da automedicação e do uso inadequado dos medicamentos.  A farmácia central também disponibilizará coletor de medicamentos vencidos ou em desuso, onde a população poderá levar seus medicamentos para destinação correta. 

Maiara Nievola, coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal, salienta que a população evite a automedicação ou uso de medicamentos indicados de amigos e parentes. “Esse tipo de atitude pode ocasionar sérios riscos à saúde, como mascaramento ou agravamento de sintomas, possibilidade de reações adversas, intoxicações e até mesmo a morte. Um medicamento indicado para uma pessoa pode não ser indicado para outra pessoa, mesmo que os sintomas e o problema de saúde sejam parecidos. A escolha de um medicamento apropriado depende diversos fatores como histórico de saúde de cada pessoa, outros medicamentos que faz uso, alergias, idade etc. Em caso de dúvidas sempre procure um profissional de saúde”, destacou.

Loading...

Faça seu comentário!