A Secretaria Municipal de Saúde informa a expansão da oferta da vacina contra a gripe para a população em geral, para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A medida entrou em na quinta-feira (02), seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, conforme o Ofício nº 142/2024.

A Secretaria destaca a importância da vacinação como principal estratégia de proteção contra o vírus e enfatiza a necessidade de promover o acesso ao imunizante para todos os munícipes, sobretudo com a aproximação dos períodos mais frios. O município chegou a 10 mil doses aplicadas, mas a cobertura ainda é baixa.

“A vacinação ampliada será fundamental para a entrada de um inverno mais suave, do ponto de vista assistencial, principalmente na porta dos serviços de saúde, seja da UPA, hospitais e nas Unidade Básica de Saúde. A imunização é nossa principal aliada, por isso convocamos todos os telemaco-borbenses para garantir essa proteção tão importante para a saúde coletiva”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

A SMS vai traçar estratégias para alcançar o maior público possível. O município recebeu até o momento 18.200 doses do imunizante.

Até agora, Telêmaco Borba vacinou 10.874 pessoas, o que representa pouco mais de 45% da população-alvo da campanha, de 29.054 habitantes. Com isso, o município ocupa agora a 112ª posição estadual de aplicações em números absolutos. Com a nova ampliação, a expectativa é aumentar a proteção da população que não estava elegível anteriormente.

As vacinas contra a influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas para toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes.

Neste ano, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O imunizante está disponível em todas as 17 unidades básicas de saúde.

Faça seu comentário!