Você sabia que estacionar em local proibido, mesmo que seja apenas “um minutinho” pode resultar em multa e pontos na carteira?

     Segundo o Detran, estacionamento é a “imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros”, mesmo que o motorista permaneça dentro do veículo e com o motor ligado.

     Em quarteirões pequenos, com até 60 metros de extensão, uma única placa de “Proibido Estacionar” colocada no meio do quarteirão vale para todo o quarteirão. As ruas maiores devem ter duas ou mais placas com uma distância de até 80 metros entre uma e outra.

     A sinalização horizontal (Faixa Amarela) é apenas um reforço da sinalização, ou seja, a faixa amarela não é obrigatória para informar a proibição de estacionamento, basta apenas a placa ( “R-6a – Proibido Estacionar” ou “R-6c – Proibido Parar e Estacionar” ).

     A faixa amarela só terá valor proibitivo acompanhada das placas “R-6a” ou “R-6c”, salvo os casos específicos onde a linha amarela pintada no bordo tem poder de regulamentação, que são:

- Estacionar a menos de 5 metros das esquinas – Art. 181 Inciso I;

- Estacionar junto ou sobre hidrantes de incêndio, registro de água ou tampas de poços de visita de galerias subterrâneas quando eles estão devidamente identificados – Art. 181 Inciso VI;

- Onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos – Art. 181 Inciso XI;  (nesse inciso inclui também a entrada da sua garagem. Mesmo sendo a entrada da garagem da sua casa, você não pode estacionar em frente à guia rebaixada).

- Paradas de ônibus Art. 181 Inciso XIII

     Nos casos acima a linha amarela dispensa as placas R-6a e R-6c por seu caráter proibitivo e punitivo.

     Com certeza você deve ter relembrado o que aprendeu na autoescola.

     Então agora já não tem mais desculpa para parar ou estacionar em um local proibido.

     E melhor que levar uma multa, é respeitar as leis de trânsito e demonstrar nossa educação e cidadania. Sejamos um bom exemplo para nossos filhos.

     Um trânsito melhor só depende de nós. Façamos nossa parte!!

Faça seu comentário!