O Projeto +Capoeira realizou, no último sábado (17), no Centro Cultural Eloah Quadrado (Casa da Cultura), o evento Capoeira - Identidade Cultural.

O evento, coordenado pelo professor Jose Wilson de Melo (DiMolinha),  contou com representantes de mais de 10 municípios, entre eles: Londrina, Maringá, Marialva, Cornélio Procópio, Rolandia, Jaguariaíva, Curitiba, Colombo, Araucária, Pinhais, Biguaçu (SC) e São José (SC).

Ao todo se reuniram no hall da casa da cultura cerca de 150 capoeiristas, com rodas de capoeira, vivências culturais de musicalidade e Samba Rural.

Sobre o projeto

O Projeto +CAPOEIRA é coordenado pelo professor de capoeira Jose Wilson de Melo, popularmente conhecido como DiMolinha, voluntário da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER) . É praticante do esporte desde a sua infância e integrante do Grupo Capoeira Brasil, um dos maiores grupos de capoeira do mundo.

O +CAPOEIRA foi criado pelo Instrutor DiMolinha como voluntário, como uma alternativa para ocupar o tempo ocioso de jovens e crianças telêmaco-borbenses com um caráter de inclusão social.

“A capoeira é para todos, não tem idade nem peso. É uma ferramenta positiva na questão da equiparação, na inclusão. Aqui é negro, é branco, é índio, independe da questão religiosa, independe da sua forma de pensar, todos são bem-vindos”, afirma DiMolinha.

Além das aulas práticas que envolvem golpes, canto e dança, o projeto também explora a história relacionada à capoeira. Como parte da construção da identidade nacional, ela possui traços marcantes de superação e luta dos negros.

Dentre os benefícios dessa prática esportiva para a saúde é possível destacar desenvolvimento corporal e mental, readequação social, coordenação motora, qualidade física e psicológica, sem deixar de mencionar a tomada de iniciativas e criatividade, percepções, autocontrole, apreensão rítmica e autoestima como valiosos diferenciais.

Faça seu comentário!