A equipe Nadepar - Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto participou no domingo (21), pela manhã, no Parque Monteiro, Ponta Grossa, da 2ª etapa da Corrida do Circuito Ponta Grossa 2022.

Participaram da competição 18 paratletas, com deficiência física, intelectual e múltiplas, representando Telêmaco Borba nesta 2ª etapa.

Na categoria 10 km (PCD) primeiro lugar ficou com Marcos Alves Camilo com sua handbike.

Na categoria 5 km (PCD) primeiro lugar ficou com Douglas Henrique Marins Mendes, segundo com Flávio Camargo e terceiro Iago Campolim Gonçalves.

 Na categoria 3 Km (PCD) primeiro lugar ficou com Larissom Cauã Oliveira Lopes, segundo Anderson Guedes e terceiro lugar com Kawã Domingues.

Outra agradável surpresa da prova foi a vitória da atleta Terezinha Verenka que correu como staff do atleta Larissom, e ao acompanhar o atleta também conseguiu vitória na classificação geral, ficando em 3º lugar geral no 3 km feminino.

Também participaram da prova os atletas: Pablo Henrique da Silva Klein, Valdelirio Jorge Feyh junior, Elvis Pereira Oliveira, Jhonatan Ribeiro Farias, Reobe da Silva, Katleeny Teixeira, todos com resultados excelentes.

Se destacaram os stafs, que são atletas parceiros que  ajudam acompanhando os atletas PCD nas provas, foram eles: Terezinha Verenka dos Santos, Wlanice Guise Cordel, Michele da Cruz Paula, Julia Cristina Bonim, Elton Dione Poleis Monteiro e os integrantes do grupo Use Minhas Pernas de Ponta Grossa.

Para a professora Silvana Dias, coordenadora de atividades do Nadepar, os stafs, os guias, são essenciais na vida do atleta PCD. “Sem eles o rendimento do atleta seria com toda certeza menor, alguns nem conseguiriam participar sem essa ajuda. Esse grande parceiro é que orienta o atleta durante toda a prova, por onde é melhor ir, quando “segurar”, quando “puxar”. Ele é o principal torcedor do atleta, é aquele que acredita, sonha e realiza junto. São com certeza seus anjos, por isso merecem toda nossa admiração e respeito”.

O Nadepar também recebeu um troféu por equipe, por ser a única equipe PCD a participar da prova.

Segundo a professora Silvana, os resultados da equipe foram excelentes. Os atletas apresentam-se melhores a cada dia. “É uma pena que outras equipes PCD não participem das provas, isso dificulta o trabalho de conscientização sobre a inclusão no esporte. Mas fazemos a nossa parte, continuamos firmes insistindo no que acreditamos, escrevemos os atletas, pedimos a inclusão de categorias PCD nas provas, mostramos na pratica que é possível. Sinto muito orgulho de todos os envolvidos”.

Faça seu comentário!