A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER), retomou na última quinta-feira (18) a Sala de Orientação e Estimulação para crianças e jovens com deficiências.

O espaço tem o objetivo desenvolver atividades de estimulação motora, visual e cognitiva auxiliando no processo de desenvolvimento dos alunos. Também irá receber pais e filhos, para desenvolver momentos de aprendizado por meio de conversas, palestras, troca de experiências e orientações para as famílias de pessoas com deficiência (PCDs).

A professora e técnica do Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto (NADEPAR), Silvana Dias, responsável pelas atividades da sala tem um filho de quatro anos com Trissomia do 21, disse que aguardava ansiosa pelo retorno do espaço. “Eu sei na prática como os pais ficam perdidos ao receber o diagnóstico de deficiência dos filhos e os grupos de apoio são o braço forte que os ajuda a levantar”, relatou.

Segundo a professora, as pessoas com deficiência devem ser estimuladas, motora e cognitivamente desde o seu nascimento, pois contribui significativamente para o crescimento saudável da criança.

A estimulação deve acontecer nas clinicas, nas escolas, nos projetos e também em casa, ela deve ser diária, por isso a importância de projetos que promovam a estimulação e orientem os familiares a repetir a atividade em casa.

O objetivo da Sala é que as crianças sejam estimuladas enquanto os pais aprendem, recebem dicas, trocam experiência e se apoiam entre si.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Flores, é importante garantir que as pessoas com deficiências tenham oportunidades. “Nós acreditamos nas pessoas, acreditamos na inclusão e nos benefícios que ela traz para toda sociedade, e temos certeza que iremos colher os frutos dessas ações através de um futuro melhor para todos”, finalizou.

A Sala de Orientação e Estimulação para crianças e jovens com deficiências fica no prédio da Casa da Cultura e atende com agenda. Mais informações com a professora Silvana no telefone (42) 99922- 2977.

Faça seu comentário!