Os últimos jogos do basquetebol na fase final dos Jogos Abertos, disputados em Coronel Vivida, premiaram as equipes de Irati (feminino) e Paranaguá (masculino) que ficaram com os títulos da competição.
Irati conseguiu a vitória sobre Assis Chateaubriand por 50x20 ainda na quarta-feira, 13, garantindo o primeiro lugar. O jogo começou equilibrado, com o primeiro quarto terminando 9x7 para Irati. Na segunda parte, as iratienses conseguiram abrir boa vantagem num 16x6. A segunda etapa também começou bem para as representantes de Irati, que conseguiram vencer por 15x9. No último quarto, Assis Chateuabirand ficou na frente por 11x10, mas não bastou para conseguir a vitória. As duas equipes estão classificadas para disputar a divisão A da competição, no mês de setembro, em Toledo. O terceiro lugar foi para Astorga, que venceu Marilândia do Sul por 68x16.
No masculino, Paranaguá chegou com campanha impecável para a final e enfrentou Telêmaco Borba que havia tido uma derrota na primeira fase da competição. O primeiro quarto foi muito bom para o Telêmaco Borba, que abriu 24x16. A partir do segundo quarto, no entanto, Paranaguá mostrou sua força e porque ainda estava invicto na competição, vencendo por 27x12. Com isso, o primeiro tempo terminava com bastante equilíbrio: Paranaguá 43 x 36 Telêmaco Borba.
Com mais grupo, Paranaguá conseguiu fazer uma excelente segunda etapa e confirmou a vitória por 92x44, ficando com o título da divisão B dos Jogos Abertos. "No começo parecia fácil, mas uma coisa que estava fácil se tornou difícil. Apesar do placar ser elástico na final, os dois primeiros quartos foram bem brigados. Acho que prevaleceu o conjunto da equipe e o revezamento que nós fizemos, com 10, 12 jogadores porque as outras equipes dificilmente tinham tantos atletas do mesmo nível. Essa foi a diferença do nosso time na final", diz Adelino de Jesus, técnico e jogador da equipe campeã.
O time já começa a pensar na fase final. "Vamos ter que repensar o planejamento porque tem alguns que tem campeonatos e é difícil dispensar alguns porque trabalham. Já tivemos duas competições longas nesse ano e então temos que estudar para ver o que vamos planejar para a final", acrescenta o técnico.
Alexandre Sikorski, treinador da equipe de Telêmaco Borba, também fez uma análise positiva da competição. "Essa é uma luta de uma equipe que há anos está tentando conquistar o espaço no Paraná, provando que tem uma equipe forte, que está entre as melhores. Hoje conseguimos nosso objetivo. Não deu de ir melhor na final, mas conseguimos chegar onde queríamos que era chegar na divisão A entre as melhores do Paraná", diz Alexandre Sikorski, que é treinador e atleta da equipe de Telêmaco Borba.
A equipe não vai disputar a fase final da divisão A em Toledo. "Em função de trabalho, não vamos conseguir nos preparar. Se fosse para o outro ano, até faríamos um trabalho específico, mas infelizmente, neste ano, não vamos conseguir participar", conclui o treinador. O terceiro lugar na competição masculina ficou com Foz do Iguaçu que venceu Rolândia por 83x81.
A fase final dos 57º Jogos Abertos do Paraná (JAPs) é realizada pela Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) com a parceria dos Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio das Prefeituras de Chopinzinho e Coronel Vivida.
Fonte - www.jogosabertos.pr.gov.br

 

Faça seu comentário!