A vice-prefeita, Rita Araújo, teve uma agenda especial na manhã de quarta-feira (28). Ela participou de uma visita ao Instituto Senai de Tecnologia (IST). Ela esteve acompanhada do diretor da Agência da Madeira, Joalmir Pucci, e sua esposa, Marilda Dutra. Eles foram recepcionados pelo gerente de Tecnologia e Inovação do Senai, Carlos Jakovacz, e pela coordenadora do Serviço de Tecnologia e Inovação da instituição, Adriane de Fátima Queji de Paula.

O IST visa soluções tecnológicas para ampliar a competitividade da indústria atuando em serviços de pesquisa e projetos diversos de inovação em produtos e processos como por exemplo, nano compósitos, fontes alternativas de energia (Biomassa), novos matérias e compósitos obtidos a partir de matéria prima lignocelulósica, entre outros.

Carlos explicou que o IST realiza pesquisas aplicadas para diversas indústrias, principalmente na área de papel e celulose. “Nós temos pesquisas veiculadas com institutos Fraunhofer, da Alemanha, e o MIT dos Estados Unidos. Nosso instituto é referência na área de Papel e Celulose no país e já qualificamos pessoas no país inteiro, além de Argentina, Chile Paraguai e Uruguai”, informou.

O gerente contou que várias empresas procuram a instituição para desenvolvimento conjunto em pesquisas. “Nós temos 22 projetos sendo executados na área de celulose e papel, embalagens, painéis de madeira, polímeros de plástico, energia sustentável, entre outros. Inclusive, durante a pandemia da Covid-19, nós criamos um álcool em gel sem carbopol, que estava em falta, na época”.

Inclusive Joalmir revelou uma pesquisa feita entre a Agência da Madeira é apoiadora do projeto de desenvolvimento tecnológico para a geração de novos produtos a partir de cascas de madeira.

A coordenadora do Serviço de Tecnologia e Inovação destacou a capacidade de pesquisa do Instituto. “Nós temos equipamentos de última geração e pessoal qualificado. Não há estrutura similar na área de papel e celulose no Brasil”, afirmou Adriane, que juntamente com o Carlos apresentou os vários laboratórios e equipamentos que o Instituto possui.

A vice-prefeita se mostrou orgulhosa com a estrutura do Senai de Telêmaco Borba. “Eu estou impactada com a estrutura e a tecnologia do Instituto. Sem dúvidas nós temos um dos melhores Senai do Brasil. É maravilhoso ver que nossa cidade é referência em todos o país, ajudando nas pesquisas e desenvolvimento de empresas e da nossa economia.”, enfatizou, Rita.

Faça seu comentário!