A assinatura será às 14 horas no Câmpus da UEPG de Telêmaco Borba

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, participa nesta quinta-feira (19) da solenidade que marca a presença do governador Beto Richa, em Telêmaco Borba, para a assinatura do decreto que autoriza a implantação do Curso de Administração – Linha de Formação em Comércio Exterior, no Campus da instituição naquele município. Também participam da cerimônia o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Santos Leal Neto, o chefe da casa Civil José Durval Mattos do Amaral, prefeito Eros Danilo Araújo (Telêmaco Borba), e autoridades da comunidade e região. A solenidade se desenvolve nas dependências do Câmpus de Telêmaco Borba, às 14 horas.
Para o prefeito Eros, a concretização do curso para o município é oportunidade de mais educação de qualidade no ensino superior para a família telemacoborbense. "A UEPG é uma instituição tradicional que está há 22 anos na cidade e para nós é importante que ela não só se mantenha como cresça", disse.
Como destaca o documento que registra a solicitação da comunidade de Telêmaco Borba para a implantação do curso no Campus Avançado da UEPG, a assinatura do decreto vai permitir a oferta de três edições de concursos vestibulares a partir de 2012. Para o curso de Administração – linha de Formação em Comércio Exterior (noturno) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - serão ofertadas 40 vagas, segundo João Carlos Gomes. Para o reitor da UEPG, a reivindicação do curso para o município sustenta-se na oferta de uma graduação que se volta para as necessidades da comunidade de Telêmaco Borba e região. "É um momento que marca o compromisso constante da UEPG em suas ações de integração com os municípios que fazem parte de sua área de abrangência".

Antiga reivindicação
Ao considerar a importância da assinatura do governador do Estado autorizando a oferta do curso no Campus de Telêmaco Borba, Carlos Luciano Santana Vargas, vice-reitor da UEPG, assinala que a solenidade marca um momento significativo porque se constitui na oportunidade da UEPG manter atividades em Telêmaco Borba. Também observa que a instituição atua no município desde 1985, a partir da gestão do então reitor Evaldo Podolan. O vice-reitor salienta que esse novo curso registra a conquista de antiga reivindicação daquela comunidade e atende à demanda na área.
Ao longo desse período foram ofertados no Campus Avançado de Telêmaco Borba os cursos de História, Letras, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Matemática e Ciências Econômicas. Em suas atividades, o Campus de Telêmaco Borba beneficia uma comunidade que abrange os municípios de Tibagi, Curiúva, Reserva, Ortigueira, Sapopema, Figueira, Imbaú e Cândido de Abreu.
Hoje, o Campus Avançado da UEPG mantém uma turma do curso de Educação Física, com cerimônia de formatura em 16 de fevereiro próximo. Desde 2008, o Campus Universitário de Telêmaco Borba não conta com a oferta de vagas.
Gina Maria Bachmann, coordenadora geral dos campi da UEPG, manifesta satisfação com a conquista do curso para o Campus da UEPG em Telêmaco Borba. Ela registra que se trata da consolidação de um pedido que há dois anos vem sendo pleiteado junto ao Governo do Estado. Ainda reforça que a assinatura do decreto permite a continuidade da oferta de um curso superior público, gratuito e de qualidade e que só a UEPG pode oferecer para Telêmaco Borba e região.

*Assessorias UEPG e PMTB

 

Faça seu comentário!