A nomeação do novo Conselho Municipal de Cultura efetiva parte do compromisso assumido na realização da XII Conferência Municipal de Cultura realizada no dia 30 de junho. O Decreto de nomeação foi publicado no dia 7 de julho.

Foram nomeadas Lais Moraes Miranda Colauto (presidente), Hevilin Cristina dos Santos (vice-presidente) e Adriana Cristina de Andrade (secretária).

Para a presidente do Conselho a cultura também é uma das bases de desenvolvimento econômico e social. “Continuaremos nesse biênio a priorizar aqui a excelência no fomento cultural, a aperfeiçoar os projetos que já desenvolvemos e a melhorar de forma gradual o reconhecimento dos vários segmentos culturais em nosso município”, frisou Lais.

Durante a Conferência ficou definido os trabalhos que serão desenvolvidos entre eles a rever do Plano Municipal de Cultura 2015/2025 e reaver estudos para o Fundo Municipal de Cultura, o Sistema de Informações e Indicadores Culturais, importante para o Sistema Municipal de Cultura.

Juntos esses indicadores constituem as bases para a gestão das políticas culturais em Telêmaco Borba garantindo seu desenvolvimento de forma contínua e compartilhada. A equipe espera que os trabalhos e propostas apresentadas sejam apenas o pontapé inicial de um longo processo de participação e interferência de cidadãos, artistas, coletivos, instituições e movimentos culturais na gestão, planejamento, execução e avaliação das políticas culturais, fortalecendo, cada vez mais, seu caráter efetivamente democrático e transformador.

Com os novos membros eleitos, é necessário que seja iniciada a revisão do Plano Municipal de Cultura compilando a partir de suas diretrizes e metas um levantamento dos elementos necessários à sua plena eficácia, sendo estes: os princípios norteadores das ações públicas; os objetivos a serem conquistados no médio e no longo prazo; as metas que permitam o escalonamento das ações conforme os objetivos prioritários; e os mecanismos (administrativos, orçamentários e institucionais) aptos à implementação efetiva de todas as políticas, sejam elas setoriais, temáticas, territoriais ou transversais.

A SMCER agradeceu a participação de todos que participaram e contribuíram para o sucesso da Conferência.

 

 

 

 

Faça seu comentário!