A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba realizou nesta segunda-feira (04), na futura sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública, a aula inaugural para os 30 futuros guardas municipais de Telêmaco Borba.

Estiveram presentes na reunião o prefeito, Dr. Marcio Matos; a vice-prefeita, Rita Araújo; o secretário geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck; o comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Walter João Marques; o delegado-chefe da 18° Subdivisão Policial, Dr. João Paulo Menuzzo; o Comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior; o presidente da Câmara de Vereadores de Telêmaco Borba, Hamilton Aparecido Machado, o Promotor de Justiça de Telêmaco Borba, Dr. Daniel Rodriguez Brandão, o presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guardas do PR, Ivan Quartaroli, que comporam a mesa de autoridades, além de várias autoridades políticas e de segurança de Ponta Grossa, Londrina, Curitiba, Apucarana e outras 25 cidades que enviaram representantes para o evento.

A vice-prefeita destacou o compromisso com a Guarda Municipal, que começou no mandato do ex-prefeito, Eros Danilo Araújo, e culminou com a aula inaugural que aconteceu no dia 04. “No último ano do governo Eros foi deixado orçamento para criação da Guarda Municipal. Mas eu creio que as coisas acontecem quando estamos maduros. No primeiro Plano de Governo com o Dr. Marcio já queríamos a criação da Guarda Municipal. Então aprendemos com outros municípios e tenho certeza que os guardas que aqui estão, farão o melhor por nós. Eles nos darão a sensação de segurança e a esperança que cuidarão de nosso município”, declarou, aproveitando para elogiar o secretário Nando Matos, que foi um dos idealizadores da Guarda Municipal.

O secretário geral de Gabinete agradeceu as autoridades, aos guardas municipais e seus familiares. “Eles vão dignificar e engradecer em defesa do município. Quero agradecer ao Vella e todos que contribuíram para o sonho que foi prometido lá atrás. Quero também agradecer ao Comandante Celso, que nos ajudou neste sonho, que a nossa cidade siga em frente”, destacou, Dr. Benck.

O presidente da Câmara lembrou dos ganhos na Segurança Pública de nossa cidade, com a instalação de Câmaras e também implantação do Centro Integrado de Segurança (CIS) e também ressaltou a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. “Nós sempre deliberamos sobre recursos para segurança, e sem dúvidas os guardas trarão mais segurança para nossa cidade. É isso que buscamos para a população, e espero que os guardas municipais façam bem o seu trabalho, com muita humildade”, afirmou Miltinho.

AULA INAUGURAL

No dia 04 foi a Aula Inaugural dos trinta alunos que comporão a Guarda Municipal. Ao todo serão 932 horas aula, que durarão em torno de seis meses. A primeira aula foi presidida pelo superintendente executivo da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, coronel José Semmer Neto, com o tema: “Polícia Municipal: uma necessidade premente frente à relevante atuação das Guardas Municipais no atual cenário da Segurança Pública”.

O coronel elogiou o prefeito e a vice-prefeita pela iniciativa de criação da Guarda Municipal. “Uma política de excelência é pensar no futuro. Aqui a Guarda Municipal vai somar à Guarda Patrimonial para segurança da cidade. Sem dúvida estão fazendo um grande trabalho, pois a criação de guardas municipais é uma necessidade. Parabéns!”, afirmou.

O comandante da Guarda Municipal de Curitiba ressaltou que os guardas municipais são a segunda maior força de segurança do Paraná e destacou a importância do trabalho dos guardas. “Vocês vão proteger a população. O CIS já ajudou a diminuir em muito as ocorrências na cidade, e a Guarda Municipal vai somar a isso. Nossos guardas municipais vão cuidar do nosso município. Sejam muito bem-vindos a time de azul marinho”, enalteceu.

Faça seu comentário!