Cerca de 150 moradores dos bairros Ana Mary, Macopa e Santa Rita participaram de uma reunião realizada pela Klabin, Defesa Civil e Bombeiros nesta segunda-feira (11), no Complexo de Lazer José Carlos Yoshizawa “Japão”, em Telêmaco Borba, para conhecerem mais detalhadamente o Plano de Segurança da Barragem e tirarem suas dúvidas sobre como funcionará o simulado de evacuação da área, programado para o próximo sábado (16).

Durante o encontro, a Klabin apresentou as características da barragem de concreto, construída em 1944 pela Companhia como reservatório de água, e esclareceu que a estrutura é segura, estável e devidamente monitorada, com atestados dos órgãos responsáveis e de consultoria especializada para este tipo de empreendimento.

O simulado, com o teste prévio das sirenes, é uma prática prevista pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e passou a ser necessário para todas as empresas que possuem este tipo de estrutura.

O teste das sirenes deve ocorrer nos dias 14 e 15 de setembro e garantirá o bom funcionamento dos equipamentos. Já o simulado está previsto para o dia 16, onde também haverá o disparo de um sinal sonoro alertando sobre uma simulação de situação de emergência.

Os participantes puderam perguntar sobre composição, segurança e operação relacionados à barragem.

As comunidades dos bairros Ana Mary, Macopa e Santa Rita estão dentro do mapeamento do Plano de Segurança de Barragens (PSB) que identificou essas áreas como Zonas de Autossalvamento (ZAS), regiões consideradas as mais próximas da área de vasão da barragem, e por isso foram escolhidas para participar da reunião.

CONVITE PARA A COMUNIDADE

Para a reunião pública, a Klabin fez o convite pessoal para a comunidade, passando de casa em casa entre os dias 5 e 10 de setembro, explicando os próximos passos sobre o assunto. Todo o cronograma foi construído em parceria com lideranças comunitárias. Para o simulado, a comunidade convidada recebeu um treinamento de como deverão proceder no evento, que será focado na área da Zonda de Autossalvamento.

Faça seu comentário!