Começa nesta segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão ministrando a vacina contra a doença até o dia 25 de outubro.

No sábado (19), será realizado o Dia D de Vacinação e todas as Unidades estarão abertas exclusivamente para a vacina.

O público alvo são crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Elas terão o cartão de vacinas analisados e serão vacinados conforme esquema básico de vacinação

Essa campanha, segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Bianca Mayumi Mitani Stock, não tem meta para alcançar, mas a expectativa é que os responsáveis levem os filhos nessa faixa etária até uma UBS para que sejam imunizados contra o Sarampo.

 

Importância da vacina

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Visando reduzir os índices, o Governo Federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do Sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Desde o início do ano, foram distribuídas 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de ‘dose zero’ a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

 

Dados de Sarampo

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados (RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA E SE). Os dados estão no novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado sexta-feira (4/10).

Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

 

Fonte: Assessoria PMTB com Ministério da Saúde

Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Faça seu comentário!