As pessoas diabéticas que utilizam a insulina e são pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cem Casas podem participar do projeto “Viver Bem”.

O Projeto conta com a parceria do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB) e tem o objetivo melhorar a qualidade de vida, além do controlar e progressão do diabetes através do acompanhamento multidisciplinar.

O “Viver Bem” foi iniciado no dia 19 de junho e reúne os participantes em um grupo de educação em saúde e repassa orientação sobre o uso de insulina, armazenamento, preparo e o descarte de seringas. O projeto prevê o agendamento individual com profissionais de nutrição (Eliane Pedlowski) e farmácia (Maiara Nievola).

A farmacêutica acompanha e avalia a adesão dos pacientes ao tratamento, faz ajustes de horários para redução de complexidade e para facilitar o entendimento. A profissional também faz a identificação, prevenção e o manejo de erros de medicação que são frequentes em pacientes que usam insulina, faz a verificação de interações medicamentosas, reações adversas, intoxicações e de riscos associados aos medicamentos principalmente da automedicação.

É responsabilidade da profissional de nutrição avaliar as necessidades dietéticas do indivíduo e planejar uma dieta individualizada de acordo com a realidade de cada paciente, pois a alimentação adequada é essencial para pacientes diabéticos.

Os pacientes com doenças crônicas e que fazem uso de vários tipos de medicamentos, de acordo com a farmacêutica Maiara Nievola, têm diversas dúvidas sobre o tratamento. “Qual o melhor horário para tomar o remédio, antes ou depois das refeições, se é necessário intervalo entre os comprimidos”, disse. Maiara explicou que no atendimento individualizado é fornecido um plano com os horários adequados de uso dos medicamentos, tabelas e desenhos para pacientes com dificuldade de leitura e outros esclarecimentos sobre a terapia medicamentosa.

A coordenadora da UBS Cem Casas Marta Stoekly destacou a importância do Projeto para melhoria da qualidade de vida dos pacientes. “Toda a equipe está se mobilizando na organização e, nós convidamos todos os usuários para participarem do Projeto”, enfatizou.

No mês de agosto, os pacientes do Projeto “Viver Bem” também vão receber acompanhamento clínico dos pés com a enfermeira Podiatra Tatiana Rochinski. Doenças nos pés são frequentes nos diabéticos, os cuidados com pé do diabético têm objetivo reduzir complicações e evitar amputações que ocorrem pela doença.

 

 

Faça seu comentário!