Para comemorar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, lembrado no dia 18 de maio, o Centro e Apoio Psicossocial (CAPS I) realizou oficinas de capacitação nos dias 29, 30 e 31 de maio. O curso foi destinado aos profissionais das unidades de saúde e de outros setores da secretaria.

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial se refere a um processo de transformação dos serviços psiquiátricos, mudando o modelo de que os pacientes devem ser isolados da sociedade e trancados em manicômios.

As atividades ocorreram nas dependências do CAPS, onde foi mostrado o longo período de abandono e maus tratos que os pacientes eram submetidos. Através de vídeos e depoimentos, os profissionais puderam conhecer a realidade chocante de como os manicômios no nosso país atendiam pacientes com transtorno mental.

Além disso, puderam entender o processo de mudança no tratamento, que a partir da Lei 10.216, sancionada em 2001, assegurou os direitos dos pacientes psiquiátricos para um tratamento adequado e humanizado.

A equipe do CAPS acredita que somente com a informação se pode sensibilizar a sociedade, buscando meios que garantam o fim do preconceito.

 

Faça seu comentário!