A vacina contra o HPV, que é aplicada em todos as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, passa a ser em dose única.


A nova estratégia foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vai substituir o modelo antigo de duas aplicações.
A recomendação da dose única foi embasada em estudos com evidências robustas sobre a eficácia do esquema frente às versões com duas ou três etapas. Além disso, o esquema segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
A ideia do Ministério da Saúde é intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus.
O principal objetivo é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal, visando eliminar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública.
O público-alvo continua sendo formado por meninas e meninos de 9 a 14 anos, visando protegê-los antes da exposição ao vírus.
O grupo prioritário também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme disposição do Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos.
Com a medida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aumenta a capacidade de imunização.

Faça seu comentário!