Em virtude do Outubro Rosa, mês da conscientização e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou as ações e conseguiu números expressivos no aumento dos exames, vacinas e demais cuidados com a saúde das mulheres.

De acordo com a SMS, foram realizados no total 760 coletas de citopatológico (preventivo) nas 17 Unidades Básicas de Saúde. Para comparação, em setembro, houveram 228 coletas, o que representa um aumento de 233%. “Este aumento é resultado da intensificação das agendas”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

Também em outubro, foram liberadas 578 mamografias. No mês anterior foram liberadas 237, um aumento de 143,8%. Outro número importante foi o quantitativo de doses de vacina contra a HPV realizadas no mês de outubro, onde foram aplicadas 1.099 doses, 379,9% a mais que em setembro, quando foram aplicadas 229 doses. “Durante a campanha do Outubro Rosa foi intensificada as ações de busca ativa do público deste imunizante”, apontou, Marlise, que considerou o impacto desta estratégia com resultados positivos no que diz respeito a prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus HPV (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais).

Além destes números, durante o mês passado, também foram realizadas ações de orientação, palestras em empresas, Aulão Rosa, participação na rádio, decoração dos espaços com objetivo de enfatizar a campanha

Faça seu comentário!