A Lei 17.099, de março de 2012, instituiu o Agosto Azul no Paraná, com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis, com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde.

Desde então, anualmente, a Secretaria de Estado da Saúde realiza a Campanha Agosto Azul, em parceria com as secretarias municipais de saúde, outras secretarias e órgãos da administração pública e entidades científicas e da sociedade civil.

Neste ano de 2023, a campanha tem como tema: Saúde do Homem, Imunização é Fundamental, sendo que o objetivo está em fortalecer o Movimento Nacional pela Vacinação, com foco prioritário na retomada das altas coberturas vacinais no Brasil que já foi considerado um país pioneiro em campanhas de vacinação e desde 2016 vem apresentando retrocessos nesse campo.

Inclusive, em Telêmaco Borba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explica que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificaram as ações buscando a atualização vacinal dos homens.

É muito importante que os homens mantenham suas vacinas em dia. Além de se proteger, a vacina também evita a transmissão para outras pessoas que não podem ser vacinadas. Homens imunizados podem oferecer proteção indireta a bebês que ainda não estão na idade indicada para receber algumas vacinas, além de outras pessoas que não estão protegidas.

Conscientizar a população masculina que a imunização é um direito do cidadão e faz parte da Atenção Primária, como uma das medidas mais importantes para a redução de doenças, sequelas e mortes é de extrema importância para a retomada das altas coberturas vacinais em Telêmaco Borba, no Paraná e consequentemente no país.

Faça seu comentário!