A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no dia 25 de julho, no auditório da UniFateb, a multiplicação da Capacitação de Manejo Clinico da Sífilis em Gestante e Sífilis Congênita.

O trabalho foi realizado por Profissionais de Saúde do Ambulatório Municipal de Orientação a AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (AMOA) que haviam passado por essa capacitação no dia 04 de julho, através da 21° Regional de Saúde.

Mediante a importância do tema, o serviço de Vigilância em Saúde e Atenção Primária priorizaram que médicos e enfermeiros da Atenção Primária fossem capacitados, com o objetivo de fortalecer o manejo clínico da doença.

SÍFILIS

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum.  “Como se trata de uma doença que se apresenta de forma silenciosa, a pessoa não sabe que está doente, realizar a testagem é muito importante”, destaca a farmacêutica, Veridyana Margraf.

O teste rápido pode ser realizado na Unidade Básica de Saúde por agendamento ou no AMOA de segunda a sexta-feira. “A sífilis é um importante problema de saúde pública. Se não for detectada precocemente, a infecção pode progredir para seus estágios mais tardios e manifestações clínicas graves, incluindo neurossifilis”, afirmou a médica, Mariana Mustafa.

Se quiser saber mais sobre a sífilis, acesse: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Sifilis ,

Faça seu comentário!