A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância em Saúde, realiza na segunda-feira (24), às 13h30, no auditório Carmen Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação, uma capacitação para manicures, pedicures e podólogos.

Serão realizadas orientações sobre normas sanitárias e prevenção de doenças, além da apresentação da Legislação Sanitária vigente a nesses serviços, também serão realizadas atividades de promoção e prevenção, como avaliação do cartão de vacina e a ofertas de testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis.

Com o objetivo de proteger e garantir a saúde de profissionais e clientes, bem como a prevenção da saúde pública e do meio ambiente, a Vigilância Sanitária Municipal está iniciando um trabalho de orientação prévio à inspeção para serviços de empresas do segmento de saúde, beleza e bem-estar.

“Este trabalho visa aproximar a Vigilância em Saúde dos serviços, cumprindo seu papel educativo e em especial qualificando os serviços prestados à comunidade”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

Nesse primeiro momento a orientação será voltada para Manicures, Pedicures e Podólogos. No decorrer do semestre outros serviços serão contemplados. “Esta ação será feita de forma educativa, orientando os serviços, para posterior fiscalização”, explicou a chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Kátia Cristiane de Almeida Alves.

“Vale ressaltar que empresários e profissionais da área devem ter a compreensão e da aplicação de normas técnicas em sua totalidade, bem como a conscientização da existência de diversos riscos inerentes à profissão, sendo de responsabilidade da empresa a adoção de medidas legais que possam evitar riscos na prestação dos serviços, que vão desde limpeza do ambiente, desinfecção, esterilização de instrumentos e demais materiais de trabalho até acondicionamento e descarte de resíduos”, informou Kátia.

Os serviços de manicure e pedicure estão contemplados na legislação estadual Resolução SESA Nº 700/2013 que dispõe sobre as condições para instalação e funcionamento dos Estabelecimentos de Salão de Beleza, Barbearia e/ou Depilação no Estado do Paraná.

RESPONSABILIDADES:

É de responsabilidade dos estabelecimentos:

-              Respeitar a legislação sanitária e a saúde ocupacional, evitando riscos à saúde;

-              Garantir ao profissional e aos clientes qualidade nos serviços e produtos oferecidos;

-              Elaborar e implementar um Procedimento Operacional Padrão (POP);

-              Elaborar e implementar Plano de Gerenciamento de Resíduos;

-              Dispor de licença sanitária de funcionamento atualizada e afixada em local visível no estabelecimento.

Faça seu comentário!